O seu Blog de Espiritismo.

Marcia Maria de Carvalho

17-04-2011 22:17

 

ENTREVISTA

 
Casa Maria de Magdala

Prezados amigos, FRANCISCO REBOUÇAS – ESPIRITISTA, traz para o conhecimento de todos nós espíritas ou não, a entrevista que nos foi concedida por Marcia Maria de Carvalho, diretora-presidente da Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala desde 1996, após a desencarnação do Dr. Renê Pessa, sobre as nobres e diversas atividades desenvolvidas por essa conceituada Instituição que é a CASA MARIA DE MAGDALA.

Prezada Marcia Maria de Carvalho, primeiramente queremos agradecer pela gentileza em nos atender para esta entrevista, sobre as atividades desenvolvidas por esta casa tão conceituada no meio espírita fluminense, pelo belo trabalho que desenvolve e pela seriedade como é dirigida.

1) Iniciamos essa entrevista perguntando: Márcia, como você nos definiria a Casa Maria de Magdala?

R: Um abrigo para HIV soropositivos, adultos e crianças, e um ponto de apoio para as necessidades básicas de 162 famílias também com HIV soropositivos. Antes de tudo, uma instituição religiosa, espírita, aberta ao socorro espiritual para todos aqueles que a procurem.

2) Quem foi que teve a idéia de fundar essa nobre Instituição Espírita?

R: O Dr. Renê Pessa, médico-cardiologista, com formação em Psicologia, que à época era professor e diretor acadêmico das Faculdades Maria Thereza e que desencarnou em 13/06/1996.

3) Quando foi inaugurada a Casa Maria de Magdala?

R: A data de sua fundação foi 22/07/1991. Como abrigo, teve suas atividades inauguradas em 22/07/1993, quando recebeu o 1º paciente.

4) Qual a razão da Casa chamar-se Maria de Magdala?

R: Buscamos em Maria de Magdala o seu grande exemplo de vida. Primeiramente, fazendo-nos ver que, apesar de considerada a mulher pecadora, ao conhecer o Cristo pode deixar para trás as coisas do mundo e buscar sua transformação íntima, mostrando-nos que qualquer um de nós pode fazer o mesmo.
Em segundo lugar, pelo fato de ter buscado vivenciar os ensinamentos do Cristo junto aos réprobos daqueles tempos, os chamados leprosos, com os quais conviveu até o final dos seus dias. Os réprobos de hoje, apesar de toda a mídia e das informações que já temos sobre a AIDS, são os que portam esse vírus, de tão difícil entendimento e aceitação, informações essas que ainda não tocaram os corações de muitos que, mesmo veladamente, os discriminam e deles se afastam.

5) Quais as atividades desenvolvidas pela Casa Maria de Magdala?

R: Cuidados com o corpo físico extremamente debilitado pela doença, contando com a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêuticos, psicólogas, odontólogos, arteterapeutas, assistentes sociais e corpo jurídico. Oferece, principalmente, a assistência e o tratamento espiritual, para que, conhecendo a verdade que liberta, possam, primeiramente, perder o medo da morte e se fortalecerem para, no tempo certo, buscarem (ou aceitarem) subsídios que estão ao seu alcance para o conforto de seus espíritos. Além disso, atende a por volta de 170 famílias, onde, pelo menos um deles, é portador do vírus da AIDS, na distribuição de cestas básicas, no atendimento ambulatorial com o fornecimento do medicamento que não pode adquirir, na disponibilização de oficinas para capacitação e geração de renda para essas famílias (também para os abrigados) e nos esclarecimentos que atendam às suas necessidades, com reuniões específicas criadas para eles, visando debater assuntos de interesse próprios e que lhes concedam a paz de espírito.

6) Como funciona, administrativamente falando, a Casa Maria de Magdala?

R: Com 07 unidades (administrativa, espiritual, de saúde integral, de arte-educação, cultural, de assistência social e farmacêutica) dirigidas, cada uma delas, por uma colaboradora da área, cada unidade contando com uma equipe sob sua supervisão, formando equipes que se distribuem em todos os setores da Instituição. Essas 07 unidades encontram-se diretamente ligadas à mantenedora da Instituição, que é a Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala, com sua diretoria composta de um diretor-presidente, um diretor-financeiro e um diretor-secretário, além do Conselho Fiscal com 06 colaboradores. Todo o pessoal da Casa faz trabalho voluntário.

7) Quais são as exigências para que alguém possa ser internado na Casa Maria de Magdala?

R: Entrar em contato com a Casa através dos telefones 21-2616 2233 e 21-9955 6029, para que possa ser encaminhado à Unidade de Saúde Integral, que avaliará o perfil desse paciente, para que possamos saber se a Casa tem condições de abrigá-lo ou se necessita de outros cuidados que vão além do que podemos oferecer.

8) Quantos internos existem atualmente na Casa?

R: Dispomos de 06 leitos para adultos (03 homens e 03 mulheres) e 20 leitos para crianças (10 meninos e 10 meninas).

9) A Casa Maria de Magdala atende também à Criança portadora do HIV?

R: Sim

10) Quantas crianças estão internadas na Instituição hoje?

R: 13 crianças, sendo 02 adolescentes, 02 pré-adolescentes, e 09 na faixa etária de 6 a 12 anos.

11) Os internos da casa recebem visitas como em hospitais comuns?

R: Sim, mas apenas dos seus familiares ou amigos mais próximos.

12) Quais as atividades espirituais desenvolvidas pela Instituição?

R: Palestras doutrinárias toda 4ª feira às 19 horas, reuniões de estudo toda 3ª e 5ª feiras às 19 horas e aos sábados às 14 e 16 horas, 02 reuniões mediúnicas e 03 reuniões de tratamento exclusivas para HIV soropositivos, além dos trabalhos de evangelização, mocidade e atendimento fraterno.

13) Conte-nos como se processa a cerimônia de plantação de uma árvore em nome de todos quantos desencarnam na Casa Maria de Magdala?

R: Com o Réquiem de uma Saudade procuramos relembrar o ser querido que partiu e que esteve sob os cuidados da Casa, interna ou externamente, a cada 1º domingo do mês, com o plantio de uma pequena árvore como símbolo, através de sua semente, da vida que não cessa. Enquanto um membro da família lê uma pequena mensagem com passagens de sua estada nesta encarnação, o grupo vocal da Casa Maria de Magdala canta músicas com mensagens trazidas pelos espíritos em reuniões de tratamento espiritual, procurando atingir aquele ser “ausente”, para que receba as energias de nossas lembranças e nossos pensamentos de carinho, além do trabalho conjunto que, certamente, se realiza junto à família, para que a saudade seja mais amena e que fique a certeza do reencontro no futuro.

14) Quais os recursos materiais de que dispõe a Casa Maria de Magdala, para exercer suas atividades?

R: Mobiliário e equipamentos para as enfermarias de adultos e crianças, para os dormitórios, ambulatórios, consultórios dentários, cozinha, lavanderias, rouparias, sala de secagem, sala de isolamento, sala de esterilização de materiais, material de fisioterapia, material de nebulização e oxigenação, instrumentos básicos para a farmácia, material para as salas de evangelização, para as oficinas de fibra sintética, informática, corte e costura, artes plásticas, artesanato, alfabetização de adultos, reforço escolar, desenho, teatro, canto, música, sapateado e dança flamenca.

15) Quem são os responsáveis que, de fato, dão suporte na execução das inúmeras tarefas da casa?

R: Os coordenadores de cada tarefa.

16) Quais as fontes de recursos financeiros que garantem a qualidade dos serviços realizados pela Casa Maria de Magdala?

R: Doações de pessoas físicas através de boletos bancários, de contribuições em espécie na própria Instituição, de recursos que provêm de eventos que periodicamente a Instituição realiza, da participação de grupos de funcionários de algumas empresas com ações solidárias, de convênios com o Lar Fabiano de Cristo e com o Programa de Leitos para Adultos do DST/AIDS.

17) A Casa Maria de Magdala recebe apoio de outras empresas, do governo etc...?

R: Não das empresas em si, mas de alguns movimentos de funcionários em algumas empresas que implantaram ações solidárias. O Instituto VIVO Solidário, a Petrovida e a Dirija são exemplos do que dissemos. Mas, vale a pena ressaltar que, para a implantação da Farmácia Caírbar Schutel, com a manipulação de medicamentos, a homeopatia e de laboratório até para antibióticos, a colaboração de duas empresas foi fundamental para iniciarmos as atividades farmacêuticas, a BrasilPrev e a Brasil Veículos.

18) Quais as necessidades mais urgentes da Casa Maria de Magdala?

R: Material de limpeza, de higiene, material para procedimentos internos nas enfermarias (para o que se deve contatar a Casa a fim de saber as necessidades reais e emergenciais), mantimentos, medicamentos, vestuário, material escolar, brinquedos pedagógicos e em espécie, pois que há determinados materiais, principalmente equipamentos, que a Instituição adquire com maior facilidade, além de podermos dar andamento às obras.

19) Quais as metas planejadas pela Diretoria para o futuro da casa?

R: Concluir o cronograma de ações programadas, tais como, 05 casas intermediárias, dentro do terreno da própria Instituição, para pacientes com possibilidade de alta, mas que não têm para onde ir e que ficarão sob nossa supervisão; 01 confeitaria para produtos dietéticos, um espaço cultural, onde poderão ser realizados eventos (ou cessão de espaço para tal), com a finalidade de gerar recursos na busca da auto-sustentabilidade da Instituição.

20) Cara amiga Marcia, quem desejar ajudar a Casa Maria de Magdala financeiramente, estando em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, como deve proceder?

R: Ligar para 21-2616 2233 ou 21-9955 6029 ou pelos e-mails casamariamagdala@yahoo.com.br e cmmarcia@yahoo.com.br -https://www.casamariademagdala.com.br/

21) Prezada amiga Marcia, existe algo que deixamos de perguntar, e que você gostaria de trazer ao conhecimento dos nossos amigos usuários do Francisco Rebouças – espiritista?

R: Acho que demos uma boa idéia do que é a Casa Maria de Magdala. Apenas acrescentar que somos mais de 300 tarefeiros, todos voluntários, nas mais diversas funções (já que há um leque de tarefas dentre as quais a pessoa poderá se enquadrar, de acordo com suas possibilidades e disponibilidade). São apenas 04 horas por semana para cada voluntário, em dia e horário fixos. Todos têm condições de participar, pois contamos com um plantão-treinamento para preparar o novo tarefeiro para todas as tarefas e para conhecimento das diretrizes da Casa.

22) Para finalizar esta entrevista, gostaríamos que você deixasse uma mensagem a todos os nossos amigos que estarão tomando conhecimento desse nobre trabalho desenvolvido pela Casa Maria de Magdala.

R: Mais importante que tudo é dizer que a Casa é a grande oportunidade que nós, tarefeiros do Cristo, temos de, como criaturas em grande luta íntima, no contato com a dor maior, verificar que aqui somos recebidos para o grande aprendizado no exercício de desenvolvermos em nós mesmos o Amor pelo nosso próximo. Aqui estando verificamos que, na realidade, muito mais recebemos que ajudamos, e que é extremamente gratificante participar dos trabalhos deste Portal de Esperanças.

Prezada amiga, o Francisco Rebouças - Espiritista agradece a sua gentileza em nos atender para esta conversa, e aproveitamos a oportunidade para enviar por seu intermédio, nosso sincero e fraternal abraço, a todos os amigos que se dedicam a este grandioso trabalho de amor ao próximo, pedindo a Deus, Jesus e aos Benfeitores amigos, que os guardem em Paz e Harmonia, e que cada vez mais esta obra cresça, e alcance os nobres objetivos a que se propõe.

OBS.: Por Gentileza, fornecer pequenos dados sobre a pessoa responsável pela entrevista na Casa Maria de Magdala.

Marcia Maria de Carvalho, diretora-presidente da Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala desde 1996 e à disposição para quaisquer outras informações. Obrigada e muito sucesso nesse trabalho tão importante, como veículo de divulgação da Doutrina Espírita e de atividades como as nossas, o que, com certeza, ajudará na arregimentação de novos colaboradores e tarefeiros. Que Deus os abençoe.

Francisco Rebouças
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

24-04-2011 16:14

Roustanguismo não é Espíritismo!

  Autor da obra intitulada “Os quatro Evangelhos”, O Sr.Jean Baptiste Roustaing, era um famoso causídico da corte imperial de Bordeaux, antigo chefe da Ordem dos Advogados, da famosa região vinícola da França, de quem Allan Kardec tomou conhecimento ao precisar de um advogado para defender a...
24-04-2011 16:14

A casa espírita e os primeiros socorros

  Sabemos que a casa Espírita é um hospital de Almas e, por isso mesmo, precisa estar preparada para prestar os “primeiros socorros” aos que a buscarem, na procura de alívio para suas necessidades, sejam quais sejam. Inicialmente, devemos colocar em ação todos os recursos disponíveis, na...
24-04-2011 16:12

Precisamos vivenciar Kardec em nossas instituições espíritas!

  Caros amigos, é indispensável que nós seguidores da doutrina espírita, não nos deixemos levar pelo personalismo malsão, pelo egoísmo exacerbado, pelo orgulho disfarçado, e nem mesmo pela vaidade de achar que já sabemos tudo de espiritismo que não mais precisamos nos filiar a grupos de...
24-04-2011 16:09

O Espiritismo é uma Religião?

  Francisco Rebouças   Grande parte, dos adeptos da doutrina espírita, convive com uma dúvida atroz, sem saberem o que responder a quem lhes formule a simples pergunta: o Espiritismo é ou não uma religião? E, bombardeados pelos que dizem sim, e os que teimam em afirmar que não, ficam sem...
24-04-2011 16:01

A Falta de Fé

Entre tantas virtudes que o homem precisa desenvolver em si, está a FÉ, combustível que movimenta o Espírito Imortal em direção aos cimos da criação; tão necessária em nossa vida, quanto o ar que respiramos e nos renova, a luz do sol que nos aquece e ilumina, ou mesmo quanto a água que nos...
23-04-2011 16:09

A Concentração exige educação da mente.

  O Dicionário, da língua portuguesa, define o sentido da palavra concentrar como sendo: Fazer convergir a um centro; centralizar; tornar mais denso; não dar expansão a; convergir. Segundo, a mesma fonte, concentrado é o mesmo que; Reunido em um centro; centralizado; absorto; condensado; em...
23-04-2011 16:06

A Celeste indulgência

                                                  
23-04-2011 16:04

A Paciência

 “Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus”.  Mateus, 5-9.  A paciência deve ser entendida como uma ciência de paz, é por isso que os pacíficos serão bem-aventurados, pois trabalham com fé, confiança e absoluta certeza de que a mensagem consoladora do...
23-04-2011 16:02

Enfrenta e vence a tentação

 Empenhemo-nos na transformação do nosso interior buscando o progresso  “Bem-aventurado o homem que sofre a...
19-04-2011 23:50

Trabalhadores Atentos