O seu Blog de Espiritismo.

Joca Dalledone

17-04-2011 22:23

 

Entrevistas

 
O FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, APRESENTA A ENTREVISTA QUE NOS FOI CONCEDIDA POR JOÃO VICENTE DALLEDONE OU SIMPLESMENTE “JOCA DALLEDONE” PRESIDENTE DA BUSS (British Union of Spiritist Societies), ALÉM DE DEDICADO TRABALHADOR DA SEARA ESPÍRITA EM LONDRES.
Entrevista:

FR : Caro Joca, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?
 

R: Meu avô fundou um centro espírita em Curitiba, que minha mãe freqüentava. Foi através dela que tive meu primeiro contato, mas só em Londres é que realmente me dediquei ao Espiritismo. A minha adesão definitiva em Londres foi facilitada por trabalhar profissionalmente com o dirigente de um centro espírita em Londres (Kleber Celadon). Através desse contato comecei a freqüentar e a me interessar intensamente pelo estudo da doutrina. A partir daí tudo correu muito rápido e naturalmente.

FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

R: Solidarity Spiritist Group, onde fui co-fundador e primeiro presidente. Agora a direção conta com a portuguesa Maria Gomes.

FR: Como e porque aconteceu sua ida para Londres?

R: Mudei-me para Londres para estudar e trabalhar com música. Sou professor de música.

FR: Que funções você exerce na atualidade no movimento espírita?

R: Sou presidente da BUSS (British Union of Spiritist Societies)- Uniao Britanica das Sociedades Espiritas, nossa federação, e vice-presidente do Solidarity Spiritist Group.

FR: Como está o movimento espírita na Inglaterra nos dias da atualidade?

R: Acredito que vivemos um momento muito bom para o Movimento Espírita neste país. Vejo os grupos e espíritas genuinamente mais maduros e relativamente mais unidos, o que não ocorria alguns anos atrás. Mesmo aqueles que discordam de nossas decisões, o fazem com respeito, não atrapalhando o avanço do movimento.
Se posso citar uma das nossas preocupações é que ainda não está havendo uma iniciativa mais determinada de fazer trabalhos em inglês na maioria dos grupos. Muitas vezes há a iniciativa, mas as pessoas se desanimam logo, pela falta de integrantes e desistem em vez de tentar encontrar soluções. Gostaria de ver os grupos mais preocupados com isso, mas não nos compete “violentar consciência alguma” como nos alerta nosso querido Bezerra de Menezes.

FR: Em que outros países da Europa o espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

R: Não sou a pessoa mais indicada para responder esta pergunta, pois concentro meus esforços no país aonde vivo. Mas pelo que tenho ouvido e visitado, nos países latinos o Espiritismo se desenvolve com mais naturalidade, no Leste Europeu também parece que um bom número de nativos do país tem se dedicado à causa espírita, muitos através do Esperanto. Mas por menor que seja, há sempre a presença espírita em quase todos os países europeus, na grande maioria iniciado por brasileiros que lá se estabeleceram.

FR: Qual a maior dificuldade que você observa para difundir o espiritismo aí na Inglaterra?

R: O preconceito que há pelo desconhecimento dos postulados espíritas, e a confusão que se faz com as igrejas e médiuns espiritualistas que infelizmente têm pouca credibilidade na sociedade britânica, por causa das fraudes que se comprovaram e pelo fato da cobrança (pagamento) de suas atividades mediúnicas, sem a preocupação do estudo e da auto melhoria moral que é tão enfatizada no Espiritismo. Como a palavra Espiritismo (Spiritism) e Espiritualismo (Spiritualism) são muito parecidas, esta confusão prejudica bastante a difusão da doutrina.

FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

R: Como falei, há esta confusão entre duas filosofias, que embora compartilhem muitos postulados, na prática divergem bastante. Dentro do movimento espírita propriamente dito, temos poucas divergências de opinião quanto à mensagem espírita, o que não impede de termos outras divergências de opinião e obstáculos a transpor.

FR: Quantos grupos espíritas compõem o movimento espírita da Inglaterra?

R: 18 centros espíritas, sendo 13 em Londres, 1 em Sheffield, 1 em Edinburgo, 1 em Brighton, Belfast e Coventry.

FR: O Inglês está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Inglaterra ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aqui radicados?

R: 90% do movimento espírita é ainda constituído de brasileiros e portugueses, mas aos poucos o britânico começa a se interessar. Ha muita desconfiança a respeito de doutrinas religiosas em geral aqui no Reino Unido, pelos abusos cometidos no passado, este é outro desafio.

FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?

R: As conquistas foram coletivas, somos uma equipe muito unida de voluntários, se não fosse assim nada teríamos alcançado. Vários projetos foram bem sucedidos pela união desses trabalhadores, me orgulho por ser uma pequena parte dessa maravilhosa equipe. Tivemos vários marcos, projetos ambiciosos que nunca se tinha tentado antes como a peça teatral “Two Thousand Years Ago” (Há 2000 Anos), com um elenco de mais de 30 pessoas, trabalhadores e freqüentadores de quase todos os centros de Londres. O Congresso de Medicina e Espiritualidade que demarcou uma nova fase no movimento, com o reconhecimento e envolvimento de britânicos de expressão, dentro dessa sociedade, o que nos deu mais credibilidade, confiança e certeza de estar seguindo no caminho certo. A luta pela aquisição da sede própria da BUSS, a banca de livros no mercado Brick Lane em Londres, o trabalho e apoio continuo com as crianças da Evangelização, que vem se consolidando pouco a pouco. A conferência conjunta com outra entidade britânica (Spirit Release Foundation) ocorrida em outubro do ano passado, etc. Tem sido sem dúvida alguma, um esforço conjunto, o “feixe de varas” que ninguém consegue quebrar, no dizer do eminente espírito espírita Bezerra de Menezes.

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Respeito e reconhecimento da doutrina Espírita pela sociedade britânica e a luta continua pela união dos espíritas no Reino Unido.

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do espiritismo?

R: Seguindo campanha iniciada pela FEB anos atrás, comece pelo começo, isto é, O Livro dos Espíritos, Evangelho segundo Espiritismo, Livro dos Médiuns, obras de André Luis, etc. Embora algumas pessoas achem uma leitura um tanto pesada, é a base sólida para que então se escolha outras obras complementares com conhecimento de causa evitando assim livros que não contribuam para a nossa caminhada espiritual.

FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?

 
R: Dentro da doutrina espírita temos que preservar a liberdade de pensar e agir de cada um. Devemos sim manifestar e exemplificar nossa opinião seriamente baseada na conseqüência dos princípios doutrinários em nossa vida, sem, porem, violentar o direito do outro de discordar e agir conforme lhe convenha. Assim agindo, não estaremos sendo coniventes nem tampouco impondo nosso ponto de vista.

FR: Porque nos dias de hoje, 2009 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: Entre o entender e vivenciar, ha um abismo muito grande, que só é transposto pelo auto sacrifício, humildade e dedicação.

FR: Quais seus projetos para o futuro?

R: Esse ano teremos o II Congresso de Medicina e Espiritualidade, estamos ampliando o setor de Serviço Assistencial, com atividades em conjunto com os Samaritanos na época de Natal mandando brinquedos e material escolar as crianças dos países pobres do leste europeu. Estamos na busca do nosso reconhecimento como Entidade Filantrópica (Registered Charity), o reconhecimento do Espiritismo como religião oficializada dentro do Reino Unido, são alguns de nossos projetos para o futuro e contamos com a ajuda de todos para estes e muitos outros, com as bênçãos de Jesus.

FR: Joca, qual é em sua visão a importância da Evangelização na Casa Espírita?

R: É o mesmo que perguntar se queremos que a doutrina acabe com a nossa morte física ou se perpetue por gerações futuras. A evangelização não só beneficia o evangelizando e o evangelizador, mas garante que mensagem espírita, que é de vital importância para a humanidade, se consolide. Nos países como o Reino Unido, é ainda mais importante, pois serão estas crianças que nasceram nessa cultura que levaram a mensagem espírita à frente, falando na sua língua mãe com os aspectos culturais do país aonde nasceram e cresceram.

FR: Joca, o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntei?

R: Me parece uma entrevista muito bem elaborada, nada teria a acrescentar.

FR: Joca, quero aproveitar a oportunidade para parabenizar a você e todos os que com você trabalham pela divulgação do Espiritismo em Londres, pelos eventos promovidos por vocês, como por exemplo, as palestras realizadas, com a presença de Divaldo Franco, José Raul Teixeira e tantos outros.

 
R: Nós que agradecemos a oportunidade de divulgar e o apoio sempre carinhoso dos companheiros espíritas do Brasil

FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da doutrina espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

R: Agradecemos o apoio e carinho de todos vocês.

FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA.

R: Vivendo fora do Brasil, nos percebemos quanto privilegiados somos no Brasil com relação ao Espiritismo, tão consolidado, organizado e difundido, com tantas obras e companheiros de valor. Enquanto em outros países as dificuldades são bem maiores, estamos ainda plantando as primeiras sementinhas, enquanto no Brasil já se colhe o fruto. Aproveitem, sabemos que há inúmeros desafios, mas se nos concentramos no que há de bom no movimento brasileiro (que não é pouco), enfraquecemos o que ainda esta por melhorar.

FR: Em meu nome, e em nome de todos os amigos que nos honram com a audiência e a confiança, agradeço a Joca Dalledone, pela gentileza em nos atender para esta entrevista e ficamos a rogar ao Mestre de Nazaré que o guarde em sua paz, hoje e sempre.

(Também divulgada pelo Jornal Correio Espírita - Edição de novembro/2009).

Francisco Rebouças.

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

24-04-2011 16:57

Porque somos contra o Aborto?

      Como cristãos que somos, não podemos de forma alguma compactuar com mais esse absurdo que está sendo cometido contra a sociedade da qual fazemos parte e devemos por isso mesmo ser...
24-04-2011 16:51

O Espírito de Verdade

  José Francisco Costa Rebouças Como espírita que somos, procuramos dedicar toda a atenção aos ensinamentos da nossa doutrina, com a intenção de externar nossa própria interpretação sobre os diversos temas abordados por ela, perfeitamente fundamentados nos conceitos contidos na codificação do...
24-04-2011 16:46

Reconhecimento? Não conte com isso!

  Foi Jesus, com todo o seu conhecimento sobre o ser humano, quem nos afirmou categoricamente: “ninguém é profeta em sua terra”. Deixando, bem claro, que não deveríamos esperar reconhecimento por qualquer tipo de realização que por ventura fossemos capazes de empreender em nossa comunidade,...
24-04-2011 16:39

Chico Xavier e a Mediunidade

    Com perseverança e fé, Chico não se permitiu influenciar por pessoas e ideias preconcebidas.    Extraordinária pela sua complexidade e finalidade, e difícil, graças aos muitos problemas e obstáculos de toda a ordem, a tarefa de Chico Xavier, em plena era da tecnologia, é...
24-04-2011 16:26

Chico Xavier e a Doutrina Espírita

  Graças ao seu devotamento e sua fidelidade aos princípios espíritas, contidos em sua respeitável e confiável obra, o extraordinário médium mineiro foi um dos grandes responsáveis pela solidificação da doutrina espírita no Brasil e no mundo inteiro.   Ninguém melhor ilustrou a obra de...
24-04-2011 16:24

Evangélicos ex-espíritas? Conta outra!

  Volta e meia ouvimos em alguns dos muitos meios de comunicação, televisão, rádios, jornais, revistas etc. etc., depoimentos de pessoas que se denominam evangélicos, que dizem que já foram espíritas, e agora por entenderem a verdadeira palavra de Deus, se tornaram cristãos, e, por essa...
24-04-2011 16:23

A importância do sorriso e da mensagem otimista no ambiente da casa espírita

  Estávamos eu e um amigo conversando dia desses sobre o comportamento que devemos demonstrar a quem chega ao nosso ambiente espírita, e, por “coincidência”, tínhamos a mesma opinião, que penso ser a da grande maioria de nossos companheiros de ideal espírita, não apenas no ambiente de nossa...
24-04-2011 16:21

Gentileza, Virtude Esquecida!

  É cada vez mais raro se observar atitudes de gentileza nas relações que vivenciamos na agitada correria do dia a dia das nossas vidas.   Levados pelos inúmeros compromissos assumidos e pela pressa em resolvê-los, não nos damos conta de quantas vezes atropelamos os bons costumes, e as...
24-04-2011 16:18

Caridade, a grande Virtude

  Toda moral ensinada por Jesus, se resume em duas simples palavras: Caridade e Humildade, isto é, nas duas maiores virtudes em que devemos concentrar todas as nossas forças em desenvolvê-las, se pretendemos erradicar de nosso espírito o egoísmo que até hoje nos mantém presos às teias da...
24-04-2011 16:16

A Melhor religião!

  Quase que diariamente, somos abordados por pessoas que se apresentam como representantes de Jesus Cristo na Terra, que, se identificam apenas como “cristãos”, ‘como se os outros não o fossem também’, que de estratégias bastante ousadas e até desrespeitosas nos querem modificar as convicções...