Caros amigos, o Francisco Rebouças – Espiritista tem o prazer de trazer para o conhecimento dos amigos que nos honram com a confiança e a audiência, a entrevista que nos foi concedida por Janet Duncan, pioneira na divulgação do espiritismo no Reino Unido.
Prezada Sra. Janet Duncan, primeiramente queremos agradecê-la pela gentileza em nos atender para esta entrevista, o que muito nos felicita.
ENTREVISTA
FR: Sra. Janet Duncan, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?
R: Depois de ter comprado O LIVRO DOS ESPIRITOS, os Espíritos me mandaram para Uberaba para conhecer Chico Xavier em Julho 1971. Deste dia em diante me considerei uma Espírita.
FR: Qual a casa espírita que a senhora freqüentou no Brasil?
R: O Grupo Espírita Batuíra, Na Rua Caubi em Perdizes, São Paulo, na época do ótimo médium Spartaco Gilhardi, de 1971 ate 1981.
FR: Que funções a Senhora exerceu no Centro Espírita Batuíra?
R: Sendo ainda uma iniciante, o estudo foi a principal atividade, mas também fui passista e médium, e fiz o primeiro COEM organizada neste Grupo.
FR: Como e porque aconteceu sua volta para Londres?
R: Voltei a Londres em Janeiro de 1981 por causa da minha mãe, que estava muito doente, cega e morando sozinha.
FR: Dizem que a Senhora é a pioneira em termos de doutrina espírita, pois, não havia espiritismo por aí? Isso é verdade?
R: Nunca tive notícias da existência do nenhum Centro Espírita Kardecista na Inglaterra antes do começo do Allan Kardec Study Group-UK.
FR: Como está o movimento espírita na Inglaterra nos dias da atualidade?
R: Já temos vários Grupos firmados e mais vários outros na fase inicial. Também já é bem firmado o BRITISH UNION OF SPIRITIST SOCIETIES, que este ano já virou um órgão Oficial de Caridade Registrado.
FR: Em que outros países da Europa o espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?
R: Espiritismo está começando em todos os países Europeus agora, mas a aceitação continua sendo lenta.
FR: Qual a maior dificuldade de praticar o espiritismo fora do Brasil?
R: Em alguns países é porque existe muito orgulho nas pessoas, em outros lugares é falta de crença em Deus e Jesus.
FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião, porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?
R: O problema não é a interpretação, mas na aceitação da verdade sobre a vida em geral e também a freqüente rejeição da idéia de reencarnação.
FR: Quantos grupos espíritas compõem o movimento espírita da Inglaterra?
R: Hoje (2010) agora temos 19 Grupos no UK, de absolutos iniciantes até bem adiantados, com bastantes anos e várias reuniões públicas por semana.
FR: O Inglês está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Inglaterra ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aí radicados?
R: Preciso responder que o Inglês ainda não está aceitando muito fácil a bela doutrina!
Muitos Grupos nem tem Ingleses e outros só têm 2 ou 3 Ingleses. Então dá para ver as dificuldades. Os Grupos são organizados por Brasileiros que continuam falando em Português, que não é atraente para o povo inglês. Os Brasileiros aqui não conseguem entender esta verdade. De outro lado muitos Brasileiros Espíritas não se dão ao trabalho de aprender Inglês, apesar de ter muitos anos no país! Tivemos também dificuldade em ter bastantes livros em Inglês, mas a situação agora melhorou bastante, e o povo Inglês está começando a ler bem mais livros Espíritas.
FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?
R: O fato de que lentamente os Grupos estão sendo formandos, para que no futuro tenhamos a certeza da continuação do Movimento neste país. Relembramos o lema “Devagar, mas sempre”!
R: Quais são os maiores desafios a conquistar?
R: O maior desafio é ter suficiente paciência para esperar que o povo da UK finalmente volte a acreditar em Deus, e novamente a respeitar e amar o nosso querido Mestre Jesus!
FR: O que a Senhora diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do espiritismo?
R: Para esta parte do mundo o primeiro livro é sempre O LIVRO DOS ESPÍRITOS! Porém hoje em dia O NOSSO LAR está criando muito interesse, apesar de não ter chegado aqui ainda.
Somente de ouvir falar, e em alguns Grupos o estudo deste livro, está causando muita curiosidade.
FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?
R: Somente divulgando as verdades sobre a vida em geral, e mais estudo da doutrina em grupos, com discussões. Na Inglaterra ainda é um tópico quase tabu, então quase não pudemos começar a falar disso ainda!
FR: Porque nos dias de hoje, 2010 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?
R: Lembramos que temos livre arbítrio! O povo continua procurando felicidade no dia a dia aqui na vida material, porque não pode imagina uma outra vida depois a morte! Ou, se achar que pode ter algo depois desta vida algumas pessoas pensam que vão para o céu direto, enquanto outras têm medo de pensar na possibilidade de uma outra vida ou dimensão, e por isso fogem, preferindo a ignorância do que a verdade.
FR: Quais seus projetos para o futuro?
R: Traduzir mais, escrever mais e publicar mais verdades, tudo em ENGLISH, que pode viajar pelo mundo hoje em dia!
FR: Sra. Janet Duncan, qual é em sua visão a importância da Evangelização na Casa Espírita?
R: A Evangelização é muito importante, desde que se tenha acesso a crianças para educar! Aqui na Inglaterra temos poucas aulas para crianças porque nem todos os Brasileiros aqui são Espíritas, e não são muitos os Ingleses que são Espíritas também, então a procura é limitada.
Mas, existem algumas aulas para crianças e agora está começando algo para jovens também.
FR: Sra. Janet Duncan, o que a Senhora gostaria de ter respondido e que não lhe perguntamos?
R: Creio que não tem nada.
FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da doutrina espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.
R: Obrigada!
FR: Para encerrar, gostaríamos que a Senhora deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Francisco Rebouças - Espiritista.
R: Para o querido povo Espírita Brasileiro desejo que continue firme com a disseminação da bela doutrina preparada por nosso amado irmão Allan Kardec. Porém, para os irmãos e irmãs que pensam em levar os ensinamentos para o estrangeiro peço que se façam os devidos preparos, que devem incluir não só a aprendizagem da língua do país onde pensa em morar, mas, por favor, procurar saber de algo da história desse país, como também a cultura do povo hoje em dia. Cada povo é diferente em atitudes e costumes que precisam ser levados em consideração quando pretenderem disseminar a doutrina por ali. Senão vai ser difícil para os dois lados, e até pode desgostar o povo daquele país contra a doutrina.
FR: Agradecemos a Sra. Janet Duncan, pela gentileza em atender a nossa solicitação para esta entrevista, que será publicada no FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, e ficamos a rogar a Jesus de Nazaré nosso Mestre e Guia que a guarde em sua paz, hoje e sempre.
Francisco Rebouças.