O seu Blog de Espiritismo.

Elsa Rossi

17-04-2011 22:12

 

Entrevistas

 
Elsa Rossi
 
 
Apresentamos a entrevista concedida a Francisco Rebouças, pela excelente trabalhadora do movimento espírita na europa com exclusividade.

FR: Elsa Rossi, como aconteceu o seu encontro com a Doutrina Espírita?

R: Quando eu era jovem, minha mãe costumava realizar a "Oração em Família" uma vez por semana, ajoelhada no quarto. Nestes momentos ela descrevia os Espíritos que ali estavam e o que faziam. Lembro-me de que uma vez ela descreveu uma jovem (espírito) que mexia em sua penteadeira, como era a roupa da jovem, seu cabelo e não era nada de nosso tempo, já que jovem eu também era. Para mim aquilo era normal, pois ao mesmo tempo íamos à missa aos domingos e eu gostava demais de meu rosário que eu ganhei quando fiz a primeira comunhão. Anos depois me casei com um jovem espírita, que concordou que batizássemos os nossos filhos e que eu continuaria na minha Igreja Católica. Quatro anos depois, quando minha terceira filha Giovana contava três meses de idade de um momento para outro comecei a ver os desencarnados, e achei que ia ficar louca, quando e somente nesta situação, aceitei ir à Casa Espírita. Tinha eu então 24 anos e já era mãe de três filhos. Que maravilha e que alivio. Ali no Centro Espírita Nosso Lar em Londrina estava às respostas para tudo o que se passava comigo. Nunca mais deixei de estudar e divulgar o Espiritismo.

FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

R: Fundamos um grupo espírita em Agosto de 1998, em Londres, no Reino Unido. Estávamos meu genro Munir Gariba (que é também um dos fundadores da British Union of Spiritist Societies-BUSS, minha filha Giovana, os amigos Publio Lentulus e Zenilde O'donnel. Assim nasceu o Spiritist Group of Irradiation, que dois anos depois, devido à mudança para Brighton passou a ser conhecido como Spiritist Group of Brighton.

Hoje freqüento o Sir William Crookes Spiritist Society aos domingos. A quarta feira faz com um Inglês o estudo da Doutrina Espírita em língua inglesa em meu apartamento em Londres onde resido.

FR: Como e porque aconteceu sua vinda para Londres?

R: Voltando ao tempo, em 1997 vim a Londres para estudar Inglês e ajudar Janet Duncan com a secretaria da Allan Kardec Publishing Limited. (editora Inglesa não mais em atividade). Também passei a freqüentar o Allan Kardec Stud Group, Centre for Spiritist Teachings, dirigido por Janet. Aa época Observei a necessidade de trabalhadores que pudessem residir legalmente e permanente nestes pais. E como tenho passaporte italiano pelo meu casamento, (meu esposo já esta no plano espiritual desde 1990), filhos casados, avisei meus filhos que mudaria para Londres. Minha filha Giovana, solteira a época, veio residir e trabalhar no Reino Unido, quando conheceu seu futuro marido.

Para não me alongar mais, como sou escritora, mantenho uma web site com livros Infantis e Manuais Espíritas para download gratuitamente, alem de já ter três livros infantis publicados em português, inglês e castelhano. https://www.elsarossi.com/ e dois Livros virtuais de poemas.

FR: Como começou sua ligação com British Union Spiritist Societies - BUSS?

R: Desde quando nossa amiga e tradutora das palestras de Divaldo Franco ao inglês, Ana Sinclair. Ana também foi fundadora da BUSS e em 1998 nos chamou para ajudarmos a organizar a vinda de Divaldo Franco para palestras em Londres e Escócia. Depois, em 2005, quando Joca Dalledone, atual presidente da BUSS, convidou-se a ser a secretaria. Também estive como vice-presidente e atualmente sou a Secretaria pela segunda vez.

FR: Como está o movimento espírita no Reino Unido?

R: Como já é sabido, o Movimento Espírita no Reino Unido completou 25 anos em fevereiro desde ano, desde a fundação do primeiro Grupo Espírita: o AKSG. Dentre os vários oradores que vem a estes pais, Divaldo Franco é assíduo visitante trabalhador em todos esses anos, realizando conferencias e Seminários em UK. Podemos dizer que a partir do Primeiro Congresso Britânico de Medicina e Espiritualidade, realizado em 2007, com a presença de 430 pessoas, que houve um avanço na conquistas dos objetivos para o trabalho espírita em língua inglesa. Haja vista que depois do Congresso, tivemos eventos conjuntos: Dezembro de 2007: Guy Lyon Playfair de Inglaterra e Dagobert Goebel da Alemanha, evento promovido pela BUSS, com excelente resultado. Tivemos em 29 de marco de 2008: Raul Teixeira e Dr Alan Sanderson, falando sobre Obsessão, sob a visão do Psiquiatra inglês e sob a ótica Espírita. Em maio, a BUSS realizará um Seminário somente em língua inglesa, sobre MEDIUNIDADE.

Teremos em 15 de Junho, Divaldo Franco e Dr Andrew Powell, psiquiatra inglês do Royal College of Psychiatry, falando sobre o "Sofrimento".

Em Setembro, teremos o casal palestrante do Rio de Janeiro, Ivone e Aloísio Ghiggino. Eles visitarão cinco grupos Espíritas, oferecendo Palestras e Seminários em Londres e em Brighton organizados pela BUSS. Web site: https://www.bussorg.co.uk/

Em outubro, por conta dessas aproximações, o Spirit Release Foundation e a BUSS estão organizando em conjunto, para oito e nove de Outubro, o Seminário de dois dias sobre "Working With Soul in Illness and in Health", evento esse com médicos espíritas da Associação Medico Espírita do Brasil e Internacional e os médicos e palestrantes britânicos.

R: Em que outros países da Europa o Espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

 
R: É um trabalho de lenta conquista. As dificuldades e as glorias são as mesmas em toda parte. Penso que de uma forma geral, todos os que aqui residimos e trabalhamos pela divulgação da Doutrina Espírita estamos em igualdade. Divaldo Franco já é um nome conhecido e atrai muitas pessoas novas em todos os paises da Europa. Mas a grande maioria pelo menos no Reino Unido só vem para ouvir a palestra ou participar do Seminário com Divaldo, mas pouquíssimos passam a freqüentar os grupos espíritas.

FR: Qual a maior dificuldade de praticar o Espiritismo fora do Brasil?

R: O solo europeu, falando mais do solo britânico, é ainda manchado pelas lutas sangrentas em nome da cruz. As atrocidades que foram cometidas em nome da RELIGIAO deixaram marcas profundas de geração em geração, difíceis de serem extirpadas. O que temos sentido desde ano passado, 2007, é que através da oferta de palestras e seminários dos estudos científicos da Doutrina Espírita, está havendo uma aproximação de ingleses e assim conseguiremos oferecer o esclarecimento espírita, e depois oferecemos o Evangelho.

FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

R: Por falta de esclarecimento. Pessoas que opinam sem sequer ler um livro espírita de boa qualidade ou tentar compreender Kardec. Muitas pessoas, por medo de responsabilidade que dizem que a Doutrina traz, "cobram" de quem é espírita, um comportamento "santificado". Então, por ai só, a pessoa reconhece inconscientemente que a Doutrina Espírita tem um valor inigualável, mas não sabe ela própria disso.

FR: Existem muitos grupos de estudos da Doutrina Espírita no Reino Unido?

R: Atualmente 14 Grupos. Alguns ainda não são membros da BUSS. Um na Escócia já há muitos anos, 12 na Inglaterra e um Estudo do Evangelho no Lar na Irlanda do Norte.

FR: O Inglês está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Inglaterra ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aqui radicados?

R: Constituído na sua maioria de brasileiros freqüentadores e brasileiros dirigentes. Na Inglaterra temos somente uma inglesa que é presidente de grupo, que é Janet Duncan que viveu 30 anos no Brasil. A dirigente da Escócia, do grupo de Edimburgo é portuguesa.

FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?

R: Poder me aproximar dos irmãos da Hungria, Estônia, Rep. Tcheca, pelo Esperanto. Permanente contacto com a Bielorússia. Hoje, posso afirmar que uma conquista imensa aqui no Reino Unido foi poder ter alugado dia 18 de Abril de 2008, uma sala para a BUSS, que ate então não tinha endereço fixo. Vejamos que a Espiritualidade nos deu um presente justamente no dia 18 de Abril. Temos planos (por enquanto particulares) de poder colocar uma banca de livros espíritas em todos os idiomas, permanente uma vez por semana, numa das varias Feiras do centro de Londres que se abrem nos finais de semanas. O custo é alto, mas devagar, com os pés no chão, mas sem perda de tempo, haveremos de chegar lá.

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Que cada grupo tenha seu local próprio com a chave na mão. Sua propriedade, alugada ou não MENSALMENTE. O dia em que cada grupo espírita conseguir ter um local próprio, durante o mês inteiro, podendo realizar tarefas espíritas como desejam, será uma imensa conquista. Por hora, o grupo tem de alugar por hora o espaço do grupo Espírita onde arrumam as salas adequando-as a ser UMA CASA ESPIRITA. Isso só pode acontecer em determinado horário já previamente acertado pelo que pagam caro, mas não tem outro jeito. Ao final devem deixar o espaço como encontraram e sair rapidamente, pois em seguida o mesmo espaço será utilizado por outra instituição.

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do Espiritismo?

R: Que pudesse adquirir as Obras Básicas e começasse por aquela que lhe chamasse a atenção. E se eu puder opinar, direi: Leia inicialmente O LIVRO DOS ESPIRITOS.

FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?

R: Esclarecendo com palestras, literatura disponível em muitos idiomas, o que é sempre difícil arranjar tradutores capazes e que sejam simpatizantes aos ensinos espíritas para não haver distorção da informação. Campanhas como se fazem no Brasil, colocar informações mesmo "pagas" em jornais de alta tiragem, ou dos bairros ou Internet. Criar mais paginas espíritas na Internet, para contrabalançar o percentual alto de paginas de péssima qualidade. As pessoas com seus problemas buscam altas horas da noite a Internet como aconselhamento das situações e é onde a web sites de esclarecimento espírita pode saltar na hora certa frente aos olhos da pessoa desesperada para o suicídio ou aborto ou outro.

FR: Porque nos dias de hoje, 2008 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: Por ignorância das leis Divinas. Por timidez e preguiça de conhecer a filosofia de Jesus que é a melhor terapia que se tem para oferecer. Por querer que tudo aconteça rapidamente, e muitos buscam os pseudo-médiuns incapacitados para pseudo-resolução dos seus problemas... e frustrados, se desinteressam ainda mais pela religação com Deus.

FR: Quais seus projetos para o futuro?

R: Conseguir montar uma banca de livros espíritas em todos os idiomas permanentemente no Centro de Londres. Seria nos finais de semanas, onde se poderiam distribuir informações espíritas, o "Get to Know Spiritism" que o CEI já publicou a tradução para 22 idiomas. Oferecer o dialogo a quem desejar, e esclarecimentos a quem estiver pedindo, alem da lista de endereços de Grupos Espíritas de UK e dos paises da Europa e outros, já que Londres é um corredor internacional de todas os idiomas.

FR: Elsa Rossi, o Francisco Rebouças - Espiritista, está apoiando a campanha Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? Que visa o incentivo da evangelização infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe esse trabalho de evangelização da infância e juventude na Inglaterra?

 
R: Desde 2005 em UK existe um trabalho de conscientização da necessidade das Casas Espíritas oferecerem a Evangelização infanto-juvenil. A BUSS oferece todos os sábados desde então, das 14 às 17 horas, educação moral crista para as crianças. Aqui não chamamos Evangelização Infantil, mas Chilrem Moral Development. Claudia Werdine da Áustria vem desde o ano passado realizando Seminários em Londres e em vários paises da Europa esclarecendo e auxiliando os grupos espíritas a instalarem o programa para as crianças e jovens, estimulando com palestras, aos pais, para que tragam seus filhos. Uma beleza. A Revista eletrônica de londrina, "O Consolador" traz sempre essas informações.

FR: Elsa Rossi, o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntamos?
R: Penso que vocês tiveram um bom critério nas perguntas, sem polêmicas ou desnecessárias indagações. Parabéns pelas questões.

FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da Doutrina Espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

R: Milhões de graças pela oportunidade. Falar bem sobre o Movimento Espírita é algo muito bom.

FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Francisco Rebouças - Espiritista.

R: Meus amigos, A aurora desponta todas as manhãs, com as novidades de que foi portadora à noite, dos sonhos e planos de que não decodificamos imediatamente, mas sabemos que na atualidade, os nossos braços não podem ficar cruzados frente à necessidade moral, espiritual e material de nosso próximo. Se não podemos salvar nossos irmãos dos horrores da fome na África, ou as dores na guerra no oriente médio, ou na Ásia, que façamos o cobertor ao pequenino da Creche da esquina, do bairro próximo, da cidade vizinha, e que possamos auxiliar as campanhas contra o aborto, o abuso infantil, contra drogas, amando e esclarecendo o drogado, não o isolando, mas trazendo-o para mais perto, caminhar com ele, sem o desprezar porque ele torna a cair, mas levantá-lo tantas quantas vezes nos seja necessário. Que possamos auxiliar qualquer instituição que faça o bem, mesmo que não seja a nossa Casa Espírita no momento. Todo e qualquer programa no bem, leva nos ao caminho com Jesus. Enfim, se aqui no Reino Unido não temos as necessidades materiais para cobrir, temos as piores necessidades morais, a falta de amor é muito grande, as famílias estão destituídas de moralidade, e o sofrimento e a descrença espiritual arrombaram as portas de muitos corações.

Seja onde for que estejamos por florescer, estejamos de mãos dadas com Jesus, procurando fazer o que Ele faria em todas as situações, criando com pequenas sementes de amor, um imenso e perfumado jardim de Paz na Terra.

 
FR: Agradecemos a Elsa Rossi, pela gentileza em atender a nossa solicitação para esta entrevista, e rogamos ao Mestre de Nazaré que a guarde em sua paz, hoje e sempre.

 
 
 
Francisco Rebouças
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

24-04-2011 16:57

Porque somos contra o Aborto?

      Como cristãos que somos, não podemos de forma alguma compactuar com mais esse absurdo que está sendo cometido contra a sociedade da qual fazemos parte e devemos por isso mesmo ser...
24-04-2011 16:51

O Espírito de Verdade

  José Francisco Costa Rebouças Como espírita que somos, procuramos dedicar toda a atenção aos ensinamentos da nossa doutrina, com a intenção de externar nossa própria interpretação sobre os diversos temas abordados por ela, perfeitamente fundamentados nos conceitos contidos na codificação do...
24-04-2011 16:46

Reconhecimento? Não conte com isso!

  Foi Jesus, com todo o seu conhecimento sobre o ser humano, quem nos afirmou categoricamente: “ninguém é profeta em sua terra”. Deixando, bem claro, que não deveríamos esperar reconhecimento por qualquer tipo de realização que por ventura fossemos capazes de empreender em nossa comunidade,...
24-04-2011 16:39

Chico Xavier e a Mediunidade

    Com perseverança e fé, Chico não se permitiu influenciar por pessoas e ideias preconcebidas.    Extraordinária pela sua complexidade e finalidade, e difícil, graças aos muitos problemas e obstáculos de toda a ordem, a tarefa de Chico Xavier, em plena era da tecnologia, é...
24-04-2011 16:26

Chico Xavier e a Doutrina Espírita

  Graças ao seu devotamento e sua fidelidade aos princípios espíritas, contidos em sua respeitável e confiável obra, o extraordinário médium mineiro foi um dos grandes responsáveis pela solidificação da doutrina espírita no Brasil e no mundo inteiro.   Ninguém melhor ilustrou a obra de...
24-04-2011 16:24

Evangélicos ex-espíritas? Conta outra!

  Volta e meia ouvimos em alguns dos muitos meios de comunicação, televisão, rádios, jornais, revistas etc. etc., depoimentos de pessoas que se denominam evangélicos, que dizem que já foram espíritas, e agora por entenderem a verdadeira palavra de Deus, se tornaram cristãos, e, por essa...
24-04-2011 16:23

A importância do sorriso e da mensagem otimista no ambiente da casa espírita

  Estávamos eu e um amigo conversando dia desses sobre o comportamento que devemos demonstrar a quem chega ao nosso ambiente espírita, e, por “coincidência”, tínhamos a mesma opinião, que penso ser a da grande maioria de nossos companheiros de ideal espírita, não apenas no ambiente de nossa...
24-04-2011 16:21

Gentileza, Virtude Esquecida!

  É cada vez mais raro se observar atitudes de gentileza nas relações que vivenciamos na agitada correria do dia a dia das nossas vidas.   Levados pelos inúmeros compromissos assumidos e pela pressa em resolvê-los, não nos damos conta de quantas vezes atropelamos os bons costumes, e as...
24-04-2011 16:18

Caridade, a grande Virtude

  Toda moral ensinada por Jesus, se resume em duas simples palavras: Caridade e Humildade, isto é, nas duas maiores virtudes em que devemos concentrar todas as nossas forças em desenvolvê-las, se pretendemos erradicar de nosso espírito o egoísmo que até hoje nos mantém presos às teias da...
24-04-2011 16:16

A Melhor religião!

  Quase que diariamente, somos abordados por pessoas que se apresentam como representantes de Jesus Cristo na Terra, que, se identificam apenas como “cristãos”, ‘como se os outros não o fossem também’, que de estratégias bastante ousadas e até desrespeitosas nos querem modificar as convicções...