O seu Blog de Espiritismo.

STEVAN LAROCA BERTOZZO

17-04-2011 22:36

 

Entrevistas

 
 

 
O FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, APRESENTA A ENTREVISTA QUE NOS FOI CONCEDIDA POR STEVAN LAROCA BERTOZZO, DEDICADO TRABALHADOR DA SEARA ESPÍRITA NA IRLANDA.
(na foto Stevan e sua esposa Cristiane) 
 
Entrevista:
FR : Caro Stevan, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?

 
R: Meus pais são espíritas, então desde pequeno frequentava a mocidade e mais tarde as tarefas dentro de uma casa espírita.

 
FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

 
R: Aqui na Irlanda frequento o Spiritsm Study Group of Ireland.

 
FR: Fale-nos da fundação da Instituição, como surgiu, seus fundadores...?

 
R: Bom este grupo surgiu com nossos queridos Nicole, Micheli e Gustavo que se reuniam para fazer o Evangelho no Lar, mas depois de algumas reuniões e objetivos diferentes o grupo foi se dissolvendo e em meados de abril de 2009 nossa querida irmã Maria Tostes começou a responder alguns e-mails e reunir o grupo novamente e desde então o grupo está crescendo e eu, juntamente com outros membros estamos fazendo com que este grupo se torne a primeira casa espírita na Irlanda.

 
FR: Como e porque aconteceu sua ida para a Irlanda?

 
R: Muitos fatores me trouxeram aqui, mas digo que o principal foi a vontade de morar no exterior, crescer profissionalmente e conhecer essa terra Maravilhosa!

 
FR: Quais funções você já exerceu e quais exerce na atualidade no movimento espírita?

 
R: Bom como disse, comecei muito cedo na mocidade, exercendo diversos cargos, depois as responsabilidades foram aumentando, eu estava aplicando passes antes de vir para a Irlanda.

 
FR: Como está o movimento espírita na Irlanda?

 
R: Estamos crescendo muito, com algumas missões grandes, por exemplo: A busca por um endereço fixo, organização de palestras, início do curso Road Map e a organização do grupo como um todo. Nosso estatuto já está pronto para que o grupo seja reconhecido pelos órgãos competentes.
 ( Na foto, Stevan recebe Divaldo Franco)

 
Estamos muito empolgados com o Road Map que é um curso em ingles feito pela equipe espírita de Baltimore e começa desde o básico e vai avançando a cada módulo estudado, para a doutrina espírita é uma ferramenta maravilhosa!!!

 
FR: Em que outros países da Europa o espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

 
R: A CEI (Conselho Espírita Internacional) está muito atuante aqui na Europa e praticamente temos movimentos espíritas nos principais países, por exemplo: Inglaterra, Portugal, Espanha, Suíça, Polônia, Itália, França entre muitos outros que podem ser conferidos no site www.intercei.com.

 
FR: Qual a maior dificuldade que você observa para difundir o espiritismo aí na Irlanda?

 
R: A grande dificuldade que estamos tendo está na linguagem, pois somos acostumados com os termos em português e agora temos que aprendê-los em inglês, mas, graças a nossa querida irmã Vanessa Anceloni (Spiritist Society of Baltimorem nos EUA – www.ssbaltimore.org) nossa vida está sendo facilitada em muito. Outra barreira está em levantarmos recursos para locarmos um local fixo para termos como sede, pois nos facilitaria na manutenção do grupo. E o trabalho com a comunidade irlandesa que vai desde as primeiras conversas até a aceitação a comparecer a uma reunião, onde eles acham que irão ver espíritos e demonstrações espirituais e ao término de uma palestra ou da leitura do evangelho ficam impressionados porque faziam uma idéia totalmente diferente do que era o espiritismo.

 
FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

 
R: No Brasil, temos o espiritismo muito bem difundido, mas alguns dirigentes e casas espíritas estão fazendo de acordo com o que acreditam e isto acaba gerando a divergência de opiniões e baseado nisso, aqui na Irlanda estamos seguindo as orientações da Federação Espírita Internacional, assim, certos de que a doutrina está sendo difundida comforme os preceitos das 5 obras básicas da doutrina (O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, O Livro dos Espíritos, O Céu e o Inferno e a Gênese). Nos preocupamos para que a base seja construída em bases sólidas para não haver interpretações errôneas.

 
FR: Quantos grupos espíritas compõem o movimento espírita da Irlanda?

 
R: Existem alguns grupos espiritualistas, mas com base no Kardecismo somente nós.

 
FR: O Irlandês está aceitando bem os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Irlanda ainda é constituído quase que exclusivamente por brasileiros aí radicados?

 
R: Após a visita de nosso querido Divaldo Franco em 14/06/10 nosso grupo ganhou amplitude e locais (irlandeses) estão fazendo parte de nosso grupo.

 
FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita na Irlanda?

 
R: Não vim com intenção nenhuma de formar um grupo e muito menos de me tonar dirigente de um, foi tudo muito rápido e estou tendando lidar com tudo isso. Mas, se esta for minha missão eu irei cumpri-la e a maior conquista foi ter trazido Divaldo Franco para cá e com isso a BUSS (British Union Society Spiritism) viu a seriedade com que estamos conduzindo os trabalhos por aqui e está nos apoiando em tudo que precisamos as queridissimas Elsa Rossi e Franziska Kranz estão nos ajudando em missões possíveis e impossíveis!

 
FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

 
R: O maior desafio está em introduzir os ensinamentos aos irlandeses.

 
FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do espiritismo?

 
R: Não tem como iniciar sem que o seguinte desenho esteja na mente as 5 obras básicas de Kardec são o tronco da árvore, os livros de André Luis, Emmanuel, Joana de Ângelis são os galhos dessa árvore e quem seguir isso estará com uma linda flor em seu coração.

 
FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita brasileiro no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?

 
R: Trablhando cada vez mais, no intuito de disceminar o que estamos aprendendo, aqui todos somos aprendizes e isto faz com que ninguém seja melhor que o outro.

 
FR: Como o Irlandês lida com a questão do aborto?

 
R: Não é como no Brasil, pois o governo incentiva o nascimento de criancas, pois a Europa está como uma base muito idosa e precisa dos jovens para poder dar garantia a sustentação dessa piramide. Mas, mesmo assim em alguns lugares vemos cartazes que ajudam as meninas que estão grávidas. Porém, o maior problema vivido pela comunidade irlandesa é o suicídio, segundo estatísticas em média são 500 casos de suicídio por ano é um numero alto para uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas em todo país.

 
FR: Porque nos dias de hoje, 2010 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

 
R: Porque o egoísmo e a ganância estão tão vivos como nos tempos de Jesus.

 
FR: Quais são os seus projetos para o futuro?

 
R: Quero ficar por aqui e ver essa casa espírita em movimentação com muitos irlandeses, e sei que eu e minha esposa (Cristiane) teremos muito trabalho pela frente.

 
FR: Stevan, qual é em sua visão a importância da Evangelização na Casa Espírita?

 
R: Ela é importante, pois ninguém pode falar de espiritismo sem conhecer sua doutrina e isto deve começar desde criança, com grupos infantis e jovens para que os ideais do espiritismo sejam bem difundidos.

 
FR: Já existe por aí, esse trabalho de evangelização de crianças e jovens?

 
R: Ainda não existe, mas a Cristiane está se preparando para a formação desses grupos e assim que tivermos com eles na ativa informaremos.

 
FR: Amigo Stevan, sobre o que você gostaria de ter respondido e que deixei de te perguntar?

 
R: Uma grande barreira que temos que superar está na língua falada em nossas reuniões, muitos criticam que nossas reuniões são em inglês, mas estamos em um país de língua inglesa, onde os espíritos desencarnados que precisam de auxílio falam inglês e sem contar que estamos preparando tudo isso para a comunidade irlandesa e os brasileiros que estão aqui são partes integrantes do sistema, porém temos que nos adaptar a cultura e linguagem local, a casa não é minha e nem de ninguém, mas sim da comunidade irlandesa.

 
FR: Caro Stevan quero aproveitar a oportunidade, para parabenizar a você e todos os que com você trabalham pela divulgação do Espiritismo na Irlanda, e pelos esforços na promoção de eventos com essa finalidade.

 
R: Eu que agradeço o espaço e a oportunidade de poder divulgar nosso grupo.

 
FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da doutrina espírita em Terras Irlandesas, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

 
R: E nós estaremos aqui sempre alertas nessa linda “Ilha Esmeralda”.

 
FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Francisco Rebouças - Espiritista.

 
R: Que todos possam viver o agora, se desprendam do passado e não sofram com o futuro, vivam o presente, pois o nome já diz “presente”. Que todos possam colocar todo dia um pouquinho dos ensinamentos em seus corações e no final aquele pouquinho estará fazendo uma grande diferença.

 
FR: Em meu nome e de todos, agradeço ao querido amigo Stevan, pela gentileza em nos atender para esta entrevista e ficamos a rogar ao Mestre de Nazaré que o guarde em sua paz, hoje e sempre.

 
Francisco Rebouças.
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os primeiros dias do aparecimento da filosofia cristã na terra, vivemos em constante disputa por mostrar a nossa condição de seguidores de Jesus, lançando...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” – Paulo. (Colossenses, 3:13.)    É impossível qualquer ação de conjunto, sem base...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...