O seu Blog de Espiritismo.

RENATO FRAGOSO

29-06-2011 19:50

Entrevistas

 
 

 
Caros amigos, O Francisco Rebouças – Espiritista, traz ao conhecimento de todos vocês que nos honram com o prestígio e a confiança em nosso trabalho, a entrevista que nos foi concedida por RENATO FRAGOSO, apresentador do programa de TV - Espiritismo em Foco na cidade fluminense de Cabo Frio/RJ.

 
Inicialmente gostaríamos de agradecer ao amigo Renato, pela gentileza em nos atender para esta entrevista.

Renato Fragoso apresentando o programa

Entrevista
FR: Prezado amigo, como você nos definiria Renato Fragoso?

 
R: Uma pessoa simples, um trabalhador da doutrina espírita e que luta pela divulgação do espiritismo.

 
FR: Qual é a sua formação acadêmica?

 
R: Sou cirurgião dentista formado pela UFRJ

 
FR: Como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?

 
R: Aos meus 17 anos, como a maior parte das pessoas, através da dor, que no caso foi por doença. Fui curado e quando conheci os seus ensinamentos nunca mais me afastei, pois era tudo que eu queria entender da vida, ter as respostas para as minhas indagações e digo com toda a certeza foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida junto com a minha família.

 
FR: Qual o Centro Espírita que você frequenta na atualidade?

 
R: Centro Espírita Seareiros do Bem, que fica em Cabo Frio no bairro do Jardim Esperança na periferia da cidade.

 
FR: Quais as principais atividades desenvolvidas em sua instituição espírita?

 
R: As atividades básicas de todas as casas espíritas, como reuniões públicas, mediúnicas, evangelização, assistência social, reuniões de tratamento espiritual, ESDE, estudo da Mediunidade, atendimento fraterno, etc.

 
R: Quais as funções que você já exerceu e exerce atualmente no movimento espírita?

 
R: Fui presidente de minha instituição, e exerço a função de dialogador na reunião de desobsessão e departamento de divulgação. Faço parte da comissão da COMEERJ 2012 do Pólo XI e participo das reuniões do 34º CEU.

 
FR: Como anda o Movimento espírita em cabo Frio e na Região dos Lagos como um todo?

 
R: Com algumas dificuldades comuns a todos habitantes de um planeta de provas e expiações mas com muita perseverança e empenho vamos atingindo a meta de ampliar a divulgação do conhecimento espírita.

 
FR: Caro Renato, fale-nos do programa Espiritismo em Foco, como surgiu, de quem foi essa feliz idéia?

 
R: Há muito tempo alimentava essa idéia, porque eu sempre verifiquei que a nossa doutrina fica muito restrita às casas espíritas; que o público em geral, não tem acesso às informações maravilhosas que temos; e que apesar de termos tantos meios de divulgação, muitos dirigentes ainda estão fechados em suas instituições, guardando esses tesouros de conhecimentos só para seus grupos. O espírito Emmanuel nos diz que o maior bem que podemos fazer ao espiritismo é divulgá-lo.

 
FR: Qual é o objetivo principal do programa?

 
R: O objetivo maior é levar a mensagem espírita às pessoas que não são espíritas, porque infelizmente o espiritismo ainda é muito mal compreendido e portanto seus princípios distorcidos.

 
FR: Em que Emissora de Televisão o programa é realizado, e em quais dias da semana?

 
R: Ele é transmitido através de uma TV a cabo de Cabo Frio e o nosso canal é o canal 8 Jovem TV, uma TV comunitária que nasceu no bairro Jardim Esperança e que hoje é a TV a cabo de maior audiência na nossa cidade. O nosso programa pode também ser visto através da internet no site www.jovemtv.com.br  todas as 2ª feiras ao vivo às 17:30 h e também todos os nossos programas estão no nosso site www.espiritismoemfoco.com.br

 
FR: O programa tem boa aceitação, tem boa audiência?

 
R: Eu estou tendo uma surpresa muito grande, pois numa cidade onde a maioria é católica e evangélica, o nosso programa tem tido uma audiência maravilhosa, é o único programa espírita da região.

 
FR: Em sua opinião o espiritismo está sendo bem divulgado na mídia, levando-se em conta a facilidade que a internet nos propicia nos dias da atualidade?

 
R: Com certeza cresceu muito a divulgação. Hoje nós temos sites maravilhosos, a televisão, o cinema e tantos outros e isso está despertando o interesse das pessoas.

 
FR: Qual é em sua opinião a importância da evangelização na casa espírita?

 
R: Evangelização tem a ver com Evangelho e o Evangelho que seguimos é o de Jesus. E Jesus nos ensina a nos portarmos como seres espiritualizados e moralizados ou seja “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Disso dependerá a paz na Terra.

 
FR: Em relação aos jovens de nossas mocidades espíritas, como devem proceder seus evangelizadores para mantê-los interessados no estudo da doutrina e em sua reforma íntima?

 
R: Este é a meu ver um problema que tem que ser muito bem pensado pelos evangelizadores, porque eu já ouvi de um jovem que a doutrina espírita é coisa de velho. Os evangelizadores têm que falar a língua dos jovens, trazendo os assuntos que lhes interessam, de seu cotidiano e interpretá-los sob a ótica espírita.

 
FR: O que é oferecido aos pais que levam seus filhos para esses grupos de estudo da infância e da mocidade na instituição espírita que você participa?

 
R: São feitas reuniões de estudo do evangelho e da doutrina com o mesmo tema apresentado aos evangelizandos

 
FR: Em sua opinião, o Brasil é realmente o coração do mundo, Pátria do Evangelho?

 
R: Sim.O Brasil é o maior país espírita do mundo. Aqui, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, vivemos em relativa paz e harmonia; somos um povo muito solidário; recebemos e aceitamos os descendentes de diversas raças e países e com eles convivemos em paz e aqui eles vivem em paz entre eles. Em nosso solo temos adeptos de vários credos e religiões que convivem em relativa paz.

 
FR: Como você analisa o trabalho legado à humanidade por Allan Kardec?

 
R: Kardec foi um grande missionário escolhido por Jesus, para resgatar a pureza de seu Evangelho, o cristianismo primitivo, com vistas a libertar as consciências dos erros de interpretação, causados pelas inúmeras alterações ocorridas ao longo dos séculos, por conveniência das religiões, e para interpretá-lo à luz da razão. Ele foi o “bom senso encarnado”.

 
FR: Você poderia nos explicar por quais motivos o espiritismo desperta tão pouco interesse para o estudo e tão grande interesse pelos fenômenos?

 
R: Porque desde tempos imemoriais, o homem acha mais fácil cumprir alguns rituais e ter alguém que se responsabilize pela sua “salvação” do que esforçar-se para modificar seu caráter e portanto seu destino.

 
FR: O que poderia ser feito para evitar que livros sem conteúdo doutrinário fossem vendidos nas livrarias das casas espíritas sérias?

 
R: Este é sem dúvida um problema muito sério e a maneira de se evitar ou pelo menos diminuir é colocar pessoas que conheçam a doutrina, responsáveis pelas livrarias e bibliotecas que leiam os livros fazendo uma seleção.

 
FR: Caro Renato, vemos, lemos e ouvimos diariamente os meios de comunicação divulgando notícias como corrupção, crimes, violência etc., em sua opinião, o que está realmente acontecendo com o nosso planeta?

 
R: Segundo informações dos espíritos que dirigem nosso planeta, já está ocorrendo há algum tempo a “separação do joio e do trigo” e para muitos espíritos que estão reencarnando, esta é a última oportunidade para que eles se conscietizem da necessidade da reforma íntima e se adequem a nova ordem planetária, baseada na vivência do Evangelho de Jesus. Entretanto, muitos desses espíritos estão repetindo os velhos erros do seu passado e por isso temos visto toda ordem de desvios morais e consequentemente eles não permanecerão em nosso planeta que está se transformando em planeta de regeneração.

 
FR: Você acredita que a regeneração do nosso planeta esteja realmente próxima, como nos informam os Espíritos Superiores?

 
R: A regeneração é um processo que já está acontecendo e não podemos determinar quando ele será concluído porque depende de nosso esforço individual e coletivo e de muitos outros fatores. A natureza não dá saltos.

 
FR: A proposta de aprovação da Lei do Aborto, não é indício de que a humanidade está muito distante da moral apregoada por Jesus de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?

 
R: Sim. Lembremo-nos que vivemos, por enquanto, num planeta de provas e expiações onde o mal sobrepuja o bem e o egoísmo e o orgulho são as maiores chagas de nossa humanidade.

 
FR: Amigo Renato, o que você diria a quem alimente a pretensão de fazer um aborto?

 
R: Jamais, porque o aborto é um terrível homicídio em que o criminoso não oferece à vítima a menor chance de se defender. Além disso, o espírito já preexiste e se liga ao novo corpo no momento da fecundação e não na hora do parto, portanto já existe um SER espiritual e que as conseqüências deste ato são terríveis, tanto orgânicas como espirituais.

 
FR: Renato, qual são seus planos para o futuro?

 
R: Continuar com este trabalho na televisão, procurando me aperfeiçoar cada vez mais, participar do movimento espírita da minha cidade e fazer novas amizades.

 
FR: Prezado amigo, há alguma coisa ou assunto, que você gostaria de abordar e que deixei de perguntar?

 
R: Não, as perguntas foram muito boas, eu só gostaria de convidá-lo para participar do programa e que você me mandasse um telefone ou email para que possamos agendar a data.Um grande abraço.

 
FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira.

 
R: Parafraseando Allan Kardec, “Espíritas, amai-vos e instruí-vos” Que o nosso mestre Jesus, possa fortalecer-nos para vivenciarmos essas instruções. Muito obrigado!

 
FR: Em nome dos nossos distintos amigos, leitores do FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, agradecemos ao amigo Renato Fragoso, por sua gentil maneira de nos atender para esta entrevista, rogando a Jesus nosso Mestre e Guia, que o inspire, e guarde, e que o programa Espiritismo em Foco atinja todos os objetivos almejados.

 
Francisco Rebouças
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

24-04-2011 16:14

Roustanguismo não é Espíritismo!

  Autor da obra intitulada “Os quatro Evangelhos”, O Sr.Jean Baptiste Roustaing, era um famoso causídico da corte imperial de Bordeaux, antigo chefe da Ordem dos Advogados, da famosa região vinícola da França, de quem Allan Kardec tomou conhecimento ao precisar de um advogado para defender a...
24-04-2011 16:14

A casa espírita e os primeiros socorros

  Sabemos que a casa Espírita é um hospital de Almas e, por isso mesmo, precisa estar preparada para prestar os “primeiros socorros” aos que a buscarem, na procura de alívio para suas necessidades, sejam quais sejam. Inicialmente, devemos colocar em ação todos os recursos disponíveis, na...
24-04-2011 16:12

Precisamos vivenciar Kardec em nossas instituições espíritas!

  Caros amigos, é indispensável que nós seguidores da doutrina espírita, não nos deixemos levar pelo personalismo malsão, pelo egoísmo exacerbado, pelo orgulho disfarçado, e nem mesmo pela vaidade de achar que já sabemos tudo de espiritismo que não mais precisamos nos filiar a grupos de...
24-04-2011 16:09

O Espiritismo é uma Religião?

  Francisco Rebouças   Grande parte, dos adeptos da doutrina espírita, convive com uma dúvida atroz, sem saberem o que responder a quem lhes formule a simples pergunta: o Espiritismo é ou não uma religião? E, bombardeados pelos que dizem sim, e os que teimam em afirmar que não, ficam sem...
24-04-2011 16:01

A Falta de Fé

Entre tantas virtudes que o homem precisa desenvolver em si, está a FÉ, combustível que movimenta o Espírito Imortal em direção aos cimos da criação; tão necessária em nossa vida, quanto o ar que respiramos e nos renova, a luz do sol que nos aquece e ilumina, ou mesmo quanto a água que nos...
23-04-2011 16:09

A Concentração exige educação da mente.

  O Dicionário, da língua portuguesa, define o sentido da palavra concentrar como sendo: Fazer convergir a um centro; centralizar; tornar mais denso; não dar expansão a; convergir. Segundo, a mesma fonte, concentrado é o mesmo que; Reunido em um centro; centralizado; absorto; condensado; em...
23-04-2011 16:06

A Celeste indulgência

                                                  
23-04-2011 16:04

A Paciência

 “Bem-aventurados os pacíficos porque serão chamados filhos de Deus”.  Mateus, 5-9.  A paciência deve ser entendida como uma ciência de paz, é por isso que os pacíficos serão bem-aventurados, pois trabalham com fé, confiança e absoluta certeza de que a mensagem consoladora do...
23-04-2011 16:02

Enfrenta e vence a tentação

 Empenhemo-nos na transformação do nosso interior buscando o progresso  “Bem-aventurado o homem que sofre a...
19-04-2011 23:50

Trabalhadores Atentos