O seu Blog de Espiritismo.

RENATO FRAGOSO

29-06-2011 19:50

Entrevistas

 
 

 
Caros amigos, O Francisco Rebouças – Espiritista, traz ao conhecimento de todos vocês que nos honram com o prestígio e a confiança em nosso trabalho, a entrevista que nos foi concedida por RENATO FRAGOSO, apresentador do programa de TV - Espiritismo em Foco na cidade fluminense de Cabo Frio/RJ.

 
Inicialmente gostaríamos de agradecer ao amigo Renato, pela gentileza em nos atender para esta entrevista.

Renato Fragoso apresentando o programa

Entrevista
FR: Prezado amigo, como você nos definiria Renato Fragoso?

 
R: Uma pessoa simples, um trabalhador da doutrina espírita e que luta pela divulgação do espiritismo.

 
FR: Qual é a sua formação acadêmica?

 
R: Sou cirurgião dentista formado pela UFRJ

 
FR: Como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?

 
R: Aos meus 17 anos, como a maior parte das pessoas, através da dor, que no caso foi por doença. Fui curado e quando conheci os seus ensinamentos nunca mais me afastei, pois era tudo que eu queria entender da vida, ter as respostas para as minhas indagações e digo com toda a certeza foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida junto com a minha família.

 
FR: Qual o Centro Espírita que você frequenta na atualidade?

 
R: Centro Espírita Seareiros do Bem, que fica em Cabo Frio no bairro do Jardim Esperança na periferia da cidade.

 
FR: Quais as principais atividades desenvolvidas em sua instituição espírita?

 
R: As atividades básicas de todas as casas espíritas, como reuniões públicas, mediúnicas, evangelização, assistência social, reuniões de tratamento espiritual, ESDE, estudo da Mediunidade, atendimento fraterno, etc.

 
R: Quais as funções que você já exerceu e exerce atualmente no movimento espírita?

 
R: Fui presidente de minha instituição, e exerço a função de dialogador na reunião de desobsessão e departamento de divulgação. Faço parte da comissão da COMEERJ 2012 do Pólo XI e participo das reuniões do 34º CEU.

 
FR: Como anda o Movimento espírita em cabo Frio e na Região dos Lagos como um todo?

 
R: Com algumas dificuldades comuns a todos habitantes de um planeta de provas e expiações mas com muita perseverança e empenho vamos atingindo a meta de ampliar a divulgação do conhecimento espírita.

 
FR: Caro Renato, fale-nos do programa Espiritismo em Foco, como surgiu, de quem foi essa feliz idéia?

 
R: Há muito tempo alimentava essa idéia, porque eu sempre verifiquei que a nossa doutrina fica muito restrita às casas espíritas; que o público em geral, não tem acesso às informações maravilhosas que temos; e que apesar de termos tantos meios de divulgação, muitos dirigentes ainda estão fechados em suas instituições, guardando esses tesouros de conhecimentos só para seus grupos. O espírito Emmanuel nos diz que o maior bem que podemos fazer ao espiritismo é divulgá-lo.

 
FR: Qual é o objetivo principal do programa?

 
R: O objetivo maior é levar a mensagem espírita às pessoas que não são espíritas, porque infelizmente o espiritismo ainda é muito mal compreendido e portanto seus princípios distorcidos.

 
FR: Em que Emissora de Televisão o programa é realizado, e em quais dias da semana?

 
R: Ele é transmitido através de uma TV a cabo de Cabo Frio e o nosso canal é o canal 8 Jovem TV, uma TV comunitária que nasceu no bairro Jardim Esperança e que hoje é a TV a cabo de maior audiência na nossa cidade. O nosso programa pode também ser visto através da internet no site www.jovemtv.com.br  todas as 2ª feiras ao vivo às 17:30 h e também todos os nossos programas estão no nosso site www.espiritismoemfoco.com.br

 
FR: O programa tem boa aceitação, tem boa audiência?

 
R: Eu estou tendo uma surpresa muito grande, pois numa cidade onde a maioria é católica e evangélica, o nosso programa tem tido uma audiência maravilhosa, é o único programa espírita da região.

 
FR: Em sua opinião o espiritismo está sendo bem divulgado na mídia, levando-se em conta a facilidade que a internet nos propicia nos dias da atualidade?

 
R: Com certeza cresceu muito a divulgação. Hoje nós temos sites maravilhosos, a televisão, o cinema e tantos outros e isso está despertando o interesse das pessoas.

 
FR: Qual é em sua opinião a importância da evangelização na casa espírita?

 
R: Evangelização tem a ver com Evangelho e o Evangelho que seguimos é o de Jesus. E Jesus nos ensina a nos portarmos como seres espiritualizados e moralizados ou seja “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Disso dependerá a paz na Terra.

 
FR: Em relação aos jovens de nossas mocidades espíritas, como devem proceder seus evangelizadores para mantê-los interessados no estudo da doutrina e em sua reforma íntima?

 
R: Este é a meu ver um problema que tem que ser muito bem pensado pelos evangelizadores, porque eu já ouvi de um jovem que a doutrina espírita é coisa de velho. Os evangelizadores têm que falar a língua dos jovens, trazendo os assuntos que lhes interessam, de seu cotidiano e interpretá-los sob a ótica espírita.

 
FR: O que é oferecido aos pais que levam seus filhos para esses grupos de estudo da infância e da mocidade na instituição espírita que você participa?

 
R: São feitas reuniões de estudo do evangelho e da doutrina com o mesmo tema apresentado aos evangelizandos

 
FR: Em sua opinião, o Brasil é realmente o coração do mundo, Pátria do Evangelho?

 
R: Sim.O Brasil é o maior país espírita do mundo. Aqui, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, vivemos em relativa paz e harmonia; somos um povo muito solidário; recebemos e aceitamos os descendentes de diversas raças e países e com eles convivemos em paz e aqui eles vivem em paz entre eles. Em nosso solo temos adeptos de vários credos e religiões que convivem em relativa paz.

 
FR: Como você analisa o trabalho legado à humanidade por Allan Kardec?

 
R: Kardec foi um grande missionário escolhido por Jesus, para resgatar a pureza de seu Evangelho, o cristianismo primitivo, com vistas a libertar as consciências dos erros de interpretação, causados pelas inúmeras alterações ocorridas ao longo dos séculos, por conveniência das religiões, e para interpretá-lo à luz da razão. Ele foi o “bom senso encarnado”.

 
FR: Você poderia nos explicar por quais motivos o espiritismo desperta tão pouco interesse para o estudo e tão grande interesse pelos fenômenos?

 
R: Porque desde tempos imemoriais, o homem acha mais fácil cumprir alguns rituais e ter alguém que se responsabilize pela sua “salvação” do que esforçar-se para modificar seu caráter e portanto seu destino.

 
FR: O que poderia ser feito para evitar que livros sem conteúdo doutrinário fossem vendidos nas livrarias das casas espíritas sérias?

 
R: Este é sem dúvida um problema muito sério e a maneira de se evitar ou pelo menos diminuir é colocar pessoas que conheçam a doutrina, responsáveis pelas livrarias e bibliotecas que leiam os livros fazendo uma seleção.

 
FR: Caro Renato, vemos, lemos e ouvimos diariamente os meios de comunicação divulgando notícias como corrupção, crimes, violência etc., em sua opinião, o que está realmente acontecendo com o nosso planeta?

 
R: Segundo informações dos espíritos que dirigem nosso planeta, já está ocorrendo há algum tempo a “separação do joio e do trigo” e para muitos espíritos que estão reencarnando, esta é a última oportunidade para que eles se conscietizem da necessidade da reforma íntima e se adequem a nova ordem planetária, baseada na vivência do Evangelho de Jesus. Entretanto, muitos desses espíritos estão repetindo os velhos erros do seu passado e por isso temos visto toda ordem de desvios morais e consequentemente eles não permanecerão em nosso planeta que está se transformando em planeta de regeneração.

 
FR: Você acredita que a regeneração do nosso planeta esteja realmente próxima, como nos informam os Espíritos Superiores?

 
R: A regeneração é um processo que já está acontecendo e não podemos determinar quando ele será concluído porque depende de nosso esforço individual e coletivo e de muitos outros fatores. A natureza não dá saltos.

 
FR: A proposta de aprovação da Lei do Aborto, não é indício de que a humanidade está muito distante da moral apregoada por Jesus de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo?

 
R: Sim. Lembremo-nos que vivemos, por enquanto, num planeta de provas e expiações onde o mal sobrepuja o bem e o egoísmo e o orgulho são as maiores chagas de nossa humanidade.

 
FR: Amigo Renato, o que você diria a quem alimente a pretensão de fazer um aborto?

 
R: Jamais, porque o aborto é um terrível homicídio em que o criminoso não oferece à vítima a menor chance de se defender. Além disso, o espírito já preexiste e se liga ao novo corpo no momento da fecundação e não na hora do parto, portanto já existe um SER espiritual e que as conseqüências deste ato são terríveis, tanto orgânicas como espirituais.

 
FR: Renato, qual são seus planos para o futuro?

 
R: Continuar com este trabalho na televisão, procurando me aperfeiçoar cada vez mais, participar do movimento espírita da minha cidade e fazer novas amizades.

 
FR: Prezado amigo, há alguma coisa ou assunto, que você gostaria de abordar e que deixei de perguntar?

 
R: Não, as perguntas foram muito boas, eu só gostaria de convidá-lo para participar do programa e que você me mandasse um telefone ou email para que possamos agendar a data.Um grande abraço.

 
FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira.

 
R: Parafraseando Allan Kardec, “Espíritas, amai-vos e instruí-vos” Que o nosso mestre Jesus, possa fortalecer-nos para vivenciarmos essas instruções. Muito obrigado!

 
FR: Em nome dos nossos distintos amigos, leitores do FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, agradecemos ao amigo Renato Fragoso, por sua gentil maneira de nos atender para esta entrevista, rogando a Jesus nosso Mestre e Guia, que o inspire, e guarde, e que o programa Espiritismo em Foco atinja todos os objetivos almejados.

 
Francisco Rebouças
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja,...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também...

 

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

http://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 http://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...
24-04-2011 16:57

Porque somos contra o Aborto?

      Como cristãos que somos, não podemos de forma alguma compactuar com mais esse absurdo que está sendo cometido contra a sociedade da qual fazemos parte e devemos por isso mesmo ser...
24-04-2011 16:51

O Espírito de Verdade

  José Francisco Costa Rebouças Como espírita que somos, procuramos dedicar toda a atenção aos ensinamentos da nossa doutrina, com a intenção de externar nossa própria interpretação sobre os diversos temas abordados por ela, perfeitamente fundamentados nos conceitos contidos na codificação do...