O seu Blog de Espiritismo.

Nuno Emanuel

17-04-2011 22:26

 

ENTREVISTAS

 
Caros amigos, o Francisco Rebouças - Espiritista tem o prazer de trazer para o conhecimento dos amigos que nos honram com uma confiança e a audiência, a entrevista que nos foi por concedida por Nuno Emanuel, Dedicado trabalhador da Seara Espírita em Lisboa / Portugal.
Entrevista

 
Caro Nuno Emanuel, querermos inicialmente agradece-lo pela gentileza em nos atender para esta entrevista e gostariamos de saber:

 
FR - Quem é Nuno Emanuel?

 
R: Um espírito que pretende conhecer-se para se melhorar Trabalhador de última hora na seara de Jesus Médico Veterinário

 
FR: Nuno Emanuel, como foi seu Encontro com a Doutrina Espírita?

 
R: Pela dor, após algumas depressões. O Sr. Carlos Alberto trabalhador do centro espírita e amigo do meu Pai sugeriu que fossemos ao centro.

 
FR: Que cargos você já exerceu e Quais os que Exerce atualmente no português Movimento Espírita?

 
R: Não tive ou tenho cargos.

Tenho vários encargos : evangelizador do DIJ, palestrante, passista, participante de trabalho mediúnico.

 
FR: Que casa espírita você freqüenta hoje?

 
R: Centro Espírita Perdão e Caridade em Lisboa, desde 1999.

 
FR: Quais as atividades doutrinárias de sua Instituição Espírita?

 
R: Diversos grupos de estudo e cursos: Básico de Espiritismo Mediunidade Evangelho, Obras Básicas da Codificação, medicina e espiritismo projecto (obras de André Luiz e Manuel Philomeno de Miranda). Palestras, seminários, trabalhos mediúnicos, Jornadas Espíritas de Lisboa em Maio de cada ano.

 
FR: A Instituição desenvolve algum tipo de trabalho assistencial em benefício da comunidade local?

 
R: Apoio semanal a pessoas sem abrigo e regular a famílias carenciadas Festa de Natal com distruição de mantimentos às famílias e presentes às crianças

FR: Em sua avaliação, como está o movimento espírita em Lisboa e em Portugal como um todo?

 
R: Parafraseando Divaldo Franco “tem fases de altos e baixos”, há 2 anos estava numa “curva descendente”. O Raul Teixeira este ano no centro do país referiu que de forma geral, os dirigentes que discutem mais do que exemplificam não são espíritas, são "espiritados". No nosso país temos vários casos destes. Mas há cada vez mais centros a trabalhar melhor e a estudar mais. Tenho esperança na nova geração.

FR: Quantos grupos espíritas Compoem O Movimento Espírita Português?

 
R: Federados cerca de 50.

 
FR: Caro Nuno, há pelo menos cinco anos, criamos uma campanha: Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? visto que o incentivo da Evangelização Infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe essa preocupação com o trabalho de Evangelização da Infância aí em Portugal?

 
R: Desde há uns anos que este trabalho tem Sido incentivado pela Directora do DIJ da FEP Dra. Maria Emília Barros Mas há centros que ainda desvalorizam este trabalho.

 
FR: Com relação aos grupos de mocidade, como está o Movimento Espírita Português?

 
R: A Maria Emília é a pessoa mais indicada para responder Anualmente há um encontro nacional de jovens com uma interessante Adesão de participantes. Nos grupos de jovens, vários desmobilizam que vão para a Universidade.

 
FR: Em que outros Países da Europa o Espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

 
R: Espanha e Portugal são os Países da Europa com mais espíritas Graças ao trabalho pioneiro de Divaldo Franco e Raul Teixeira.
A Associação Médico-Espírita Internacional Têm tido também um papel importante na divulgação COM Jornadas em França, Inglaterra, Holanda, Suíça, Alemanha.

 
FR: Qual a maior dificuldade que enfrenta o espiritismo para crescer em Portugal?

 
R: Olhando para dentro do movimento espírita português: só sendo mais unidos é que seremos mais fortes. Quanto mais exemplares, uma divulgação maior. Há muita ignorância e desconhecimento sobre o que é uma doutrina. A nível geral, o materialismo, o nosso orgulho e egoísmo, uma resistência à mudança, uma influência da Igreja Católica no nosso passado.

 
FR: Sei que você Exerce um papel fundamental de divulgação dos eventos espíritas que acontecem em Portugal, sendo correspondente de diversos jornais, revistas, etc, no Brasil e em outros Países, o que te faz realizar esse trabalho?

 
R: Só por generosidade sua, porque não corresponde à realidade. Apenas sou correspondente da revista online “O Consolador”. Gosto de estudar a doutrina, e envio e-mails que acho oportuno partilhar para a lista espírita e de amigos

 
FR: A Doutrina Espírita completou 152 anos em 2009, por isso indagamos: ela permanece atualizada ou precisa ser reformada em algum ponto?

 
R: Quem precisa de se actualizar somos nós no estudo na codificação da Doutrina e obras complementares. Dizer que a doutrina dos espíritos superiores da Falange do Espírito de Verdade está desactualizada é o mesmo que dizê-lo acerca de Jesus. A obra de Chico Xavier, por ex. está muito à frente do nosso tempo. A Ciência ainda não desmentiu a doutrina num único ponto, para que a seguissemos nesse ponto como Kardec aconselhou…

 
FR: O Espiritismo do início da codificação, em tua visão é o mesmo, melhorou ou piorou em qualidade, isto é, está sendo mais estudado, mais praticado ou não?

 
R: A doutrina é sempre a mesma. O movimento espírita é que depende de nós. Posso falar em Lisboa. Está a ser melhor estudado. Praticado Depende de cada um.

 
FR: Qual a melhor maneira de divulgarmos com acerto os postulados espíritas?

 
R: Como nos advertem os bons espíritos, pelo exemplo. Para bem divulgá-lo é preciso conhecê-lo bem pelo estudo prioritário das obras de Kardec

 
FR: Qual é em sua opinião a importância da vangelização na casa espírita?

 
R: Fundamental, uma vacina que não pode ser adiada.

 
FR: Em relação aos jovens de nossas mocidades espíritas, como dvem proceder seus evangelizadores para mantê-los interessados no estudo da doutrina e em sua reforma íntima?

 
R: Integrar o tríplice aspecto da doutrina (Ciência, Filosofia, Religião) na abordagem de temas por eles escolhidos, dando lhes a conhecer a perspectiva espírita em assuntos que os preocupam
FR: Você acompanha o movimento espírita no Brasil?

 
R: Via internet, através de Tv espíritas, vídeos e audios de palestras No 1º semestre de 2009 estive em Jaboticabal (São Paulo) e Campinas, e na cidade da Fraternidade em Goiás, partcipando de várias actividades

FR: Como você analisa o trabalho legado à humanidade por Allan Kardec?

 
R: Só um dia poderemos ter uma ideia da dimensão do trabalho do "bom senso encarnado".

 
FR: Você poderia nos explicar por quais motivos o espiritismo desperta tão pouco interesse para o estudo e tão grande interesse pelos fenômenos?

 
R: Depende da evolução espiritual das pessoas, mas de forma geral somos preguiçosos.

 
FR: Nuno Emanuel, estamos vendo diariamente os Meios de Comunicação divulgando notícias como corrupção, crimes, violência, etc, em sua visão o que está realmente acontecendo com o nosso planeta?

 
R: Os meios de comunicação fazem com que esses acontecimentos nos entrem pela casa dentro, situações que aconteceram sempre em maior ou menor grau.
Mas nunca houve tantas pessoas a fazer o bem no anonimato. A crise moral é a mudança que é necessária. Faz parte do processo de transição que atravessamos


 
FR: Você acredita que uma regeneração do nosso planeta Esteja realmente próxima, como nos Informam os Espíritos Superiores?

 
R: Sim, mas é um processo gradual. Depende do nosso livre arbítrio, mas estamos submetidos a lei divina do progresso.

 
FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido aqui no Brasil, como o povo português analisa essa questão?

 
R: Em Portugal foi feito um novo referendo há 2 anos que aprovou desta vez a despenalização do aborto, sendo legalizado até às 10 semanas. Além dos casos de estupro, deficiências congénitas e perigo de vida para a mãe. As pessoas caíram nas armadilhas e falácias das estratégias que têm sido adoptadas noutros países

 
FR: Nuno Emanuel, o que você diria a quem alimente uma pretensão de fazer um aborto?

 
R: Alerta-lo dos grandes riscos que corre em termos físicos, psicológicos e espirituais.

 
FR: Nuno Emanuel, quais são seus projetos para o futuro?

 
R: Aprender cada vez mais em diversas áreas. Ser uma pessoa melhor, um espírita e mais um cristão Médico Veterinário mais humano.

 
FR: Prezado Nuno Emanuel, há alguma coisa ou assunto, que você Gostaria de abordar e que deixei de perguntar?

 
R: Só agradecer a oportunidade de partilhar este pequeno testemunho.

 
FR: Para encerrar, gostariamos que deixasse registrada sua mensagem a família toda Espírita Brasileira.

 
R: Mensagem de Gratidão. A vós devemos em grande parte o contacto com o Consolador Prometido por Jesus, com todas as implicações que pode ter na nossa vida. Pelo Esforço pessoal na divulgação entre nós, com palestras, seminários e acções de formação para trabalhadores dos centros espíritas.

 
FR: Em nome dos nossos distintos amigos, leitores do Francisco Rebouças - Espiritista, agradecemos a Nuno Emanuel, Por sua gentil maneira de nos atender para esta entrevista, rogando a Jesus nosso Mestre e Guia, o que inspira, guarde e abençoe abundantemente hoje e sempre.
 
 

Francisco Reboucas

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja,...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também...

 

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

http://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 http://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...
24-04-2011 16:57

Porque somos contra o Aborto?

      Como cristãos que somos, não podemos de forma alguma compactuar com mais esse absurdo que está sendo cometido contra a sociedade da qual fazemos parte e devemos por isso mesmo ser...
24-04-2011 16:51

O Espírito de Verdade

  José Francisco Costa Rebouças Como espírita que somos, procuramos dedicar toda a atenção aos ensinamentos da nossa doutrina, com a intenção de externar nossa própria interpretação sobre os diversos temas abordados por ela, perfeitamente fundamentados nos conceitos contidos na codificação do...