O seu Blog de Espiritismo.

Marcia Maria de Carvalho

17-04-2011 22:17

 

ENTREVISTA

 
Casa Maria de Magdala

Prezados amigos, FRANCISCO REBOUÇAS – ESPIRITISTA, traz para o conhecimento de todos nós espíritas ou não, a entrevista que nos foi concedida por Marcia Maria de Carvalho, diretora-presidente da Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala desde 1996, após a desencarnação do Dr. Renê Pessa, sobre as nobres e diversas atividades desenvolvidas por essa conceituada Instituição que é a CASA MARIA DE MAGDALA.

Prezada Marcia Maria de Carvalho, primeiramente queremos agradecer pela gentileza em nos atender para esta entrevista, sobre as atividades desenvolvidas por esta casa tão conceituada no meio espírita fluminense, pelo belo trabalho que desenvolve e pela seriedade como é dirigida.

1) Iniciamos essa entrevista perguntando: Márcia, como você nos definiria a Casa Maria de Magdala?

R: Um abrigo para HIV soropositivos, adultos e crianças, e um ponto de apoio para as necessidades básicas de 162 famílias também com HIV soropositivos. Antes de tudo, uma instituição religiosa, espírita, aberta ao socorro espiritual para todos aqueles que a procurem.

2) Quem foi que teve a idéia de fundar essa nobre Instituição Espírita?

R: O Dr. Renê Pessa, médico-cardiologista, com formação em Psicologia, que à época era professor e diretor acadêmico das Faculdades Maria Thereza e que desencarnou em 13/06/1996.

3) Quando foi inaugurada a Casa Maria de Magdala?

R: A data de sua fundação foi 22/07/1991. Como abrigo, teve suas atividades inauguradas em 22/07/1993, quando recebeu o 1º paciente.

4) Qual a razão da Casa chamar-se Maria de Magdala?

R: Buscamos em Maria de Magdala o seu grande exemplo de vida. Primeiramente, fazendo-nos ver que, apesar de considerada a mulher pecadora, ao conhecer o Cristo pode deixar para trás as coisas do mundo e buscar sua transformação íntima, mostrando-nos que qualquer um de nós pode fazer o mesmo.
Em segundo lugar, pelo fato de ter buscado vivenciar os ensinamentos do Cristo junto aos réprobos daqueles tempos, os chamados leprosos, com os quais conviveu até o final dos seus dias. Os réprobos de hoje, apesar de toda a mídia e das informações que já temos sobre a AIDS, são os que portam esse vírus, de tão difícil entendimento e aceitação, informações essas que ainda não tocaram os corações de muitos que, mesmo veladamente, os discriminam e deles se afastam.

5) Quais as atividades desenvolvidas pela Casa Maria de Magdala?

R: Cuidados com o corpo físico extremamente debilitado pela doença, contando com a colaboração de uma equipe multidisciplinar composta de médicos, fisioterapeutas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, nutricionista, farmacêuticos, psicólogas, odontólogos, arteterapeutas, assistentes sociais e corpo jurídico. Oferece, principalmente, a assistência e o tratamento espiritual, para que, conhecendo a verdade que liberta, possam, primeiramente, perder o medo da morte e se fortalecerem para, no tempo certo, buscarem (ou aceitarem) subsídios que estão ao seu alcance para o conforto de seus espíritos. Além disso, atende a por volta de 170 famílias, onde, pelo menos um deles, é portador do vírus da AIDS, na distribuição de cestas básicas, no atendimento ambulatorial com o fornecimento do medicamento que não pode adquirir, na disponibilização de oficinas para capacitação e geração de renda para essas famílias (também para os abrigados) e nos esclarecimentos que atendam às suas necessidades, com reuniões específicas criadas para eles, visando debater assuntos de interesse próprios e que lhes concedam a paz de espírito.

6) Como funciona, administrativamente falando, a Casa Maria de Magdala?

R: Com 07 unidades (administrativa, espiritual, de saúde integral, de arte-educação, cultural, de assistência social e farmacêutica) dirigidas, cada uma delas, por uma colaboradora da área, cada unidade contando com uma equipe sob sua supervisão, formando equipes que se distribuem em todos os setores da Instituição. Essas 07 unidades encontram-se diretamente ligadas à mantenedora da Instituição, que é a Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala, com sua diretoria composta de um diretor-presidente, um diretor-financeiro e um diretor-secretário, além do Conselho Fiscal com 06 colaboradores. Todo o pessoal da Casa faz trabalho voluntário.

7) Quais são as exigências para que alguém possa ser internado na Casa Maria de Magdala?

R: Entrar em contato com a Casa através dos telefones 21-2616 2233 e 21-9955 6029, para que possa ser encaminhado à Unidade de Saúde Integral, que avaliará o perfil desse paciente, para que possamos saber se a Casa tem condições de abrigá-lo ou se necessita de outros cuidados que vão além do que podemos oferecer.

8) Quantos internos existem atualmente na Casa?

R: Dispomos de 06 leitos para adultos (03 homens e 03 mulheres) e 20 leitos para crianças (10 meninos e 10 meninas).

9) A Casa Maria de Magdala atende também à Criança portadora do HIV?

R: Sim

10) Quantas crianças estão internadas na Instituição hoje?

R: 13 crianças, sendo 02 adolescentes, 02 pré-adolescentes, e 09 na faixa etária de 6 a 12 anos.

11) Os internos da casa recebem visitas como em hospitais comuns?

R: Sim, mas apenas dos seus familiares ou amigos mais próximos.

12) Quais as atividades espirituais desenvolvidas pela Instituição?

R: Palestras doutrinárias toda 4ª feira às 19 horas, reuniões de estudo toda 3ª e 5ª feiras às 19 horas e aos sábados às 14 e 16 horas, 02 reuniões mediúnicas e 03 reuniões de tratamento exclusivas para HIV soropositivos, além dos trabalhos de evangelização, mocidade e atendimento fraterno.

13) Conte-nos como se processa a cerimônia de plantação de uma árvore em nome de todos quantos desencarnam na Casa Maria de Magdala?

R: Com o Réquiem de uma Saudade procuramos relembrar o ser querido que partiu e que esteve sob os cuidados da Casa, interna ou externamente, a cada 1º domingo do mês, com o plantio de uma pequena árvore como símbolo, através de sua semente, da vida que não cessa. Enquanto um membro da família lê uma pequena mensagem com passagens de sua estada nesta encarnação, o grupo vocal da Casa Maria de Magdala canta músicas com mensagens trazidas pelos espíritos em reuniões de tratamento espiritual, procurando atingir aquele ser “ausente”, para que receba as energias de nossas lembranças e nossos pensamentos de carinho, além do trabalho conjunto que, certamente, se realiza junto à família, para que a saudade seja mais amena e que fique a certeza do reencontro no futuro.

14) Quais os recursos materiais de que dispõe a Casa Maria de Magdala, para exercer suas atividades?

R: Mobiliário e equipamentos para as enfermarias de adultos e crianças, para os dormitórios, ambulatórios, consultórios dentários, cozinha, lavanderias, rouparias, sala de secagem, sala de isolamento, sala de esterilização de materiais, material de fisioterapia, material de nebulização e oxigenação, instrumentos básicos para a farmácia, material para as salas de evangelização, para as oficinas de fibra sintética, informática, corte e costura, artes plásticas, artesanato, alfabetização de adultos, reforço escolar, desenho, teatro, canto, música, sapateado e dança flamenca.

15) Quem são os responsáveis que, de fato, dão suporte na execução das inúmeras tarefas da casa?

R: Os coordenadores de cada tarefa.

16) Quais as fontes de recursos financeiros que garantem a qualidade dos serviços realizados pela Casa Maria de Magdala?

R: Doações de pessoas físicas através de boletos bancários, de contribuições em espécie na própria Instituição, de recursos que provêm de eventos que periodicamente a Instituição realiza, da participação de grupos de funcionários de algumas empresas com ações solidárias, de convênios com o Lar Fabiano de Cristo e com o Programa de Leitos para Adultos do DST/AIDS.

17) A Casa Maria de Magdala recebe apoio de outras empresas, do governo etc...?

R: Não das empresas em si, mas de alguns movimentos de funcionários em algumas empresas que implantaram ações solidárias. O Instituto VIVO Solidário, a Petrovida e a Dirija são exemplos do que dissemos. Mas, vale a pena ressaltar que, para a implantação da Farmácia Caírbar Schutel, com a manipulação de medicamentos, a homeopatia e de laboratório até para antibióticos, a colaboração de duas empresas foi fundamental para iniciarmos as atividades farmacêuticas, a BrasilPrev e a Brasil Veículos.

18) Quais as necessidades mais urgentes da Casa Maria de Magdala?

R: Material de limpeza, de higiene, material para procedimentos internos nas enfermarias (para o que se deve contatar a Casa a fim de saber as necessidades reais e emergenciais), mantimentos, medicamentos, vestuário, material escolar, brinquedos pedagógicos e em espécie, pois que há determinados materiais, principalmente equipamentos, que a Instituição adquire com maior facilidade, além de podermos dar andamento às obras.

19) Quais as metas planejadas pela Diretoria para o futuro da casa?

R: Concluir o cronograma de ações programadas, tais como, 05 casas intermediárias, dentro do terreno da própria Instituição, para pacientes com possibilidade de alta, mas que não têm para onde ir e que ficarão sob nossa supervisão; 01 confeitaria para produtos dietéticos, um espaço cultural, onde poderão ser realizados eventos (ou cessão de espaço para tal), com a finalidade de gerar recursos na busca da auto-sustentabilidade da Instituição.

20) Cara amiga Marcia, quem desejar ajudar a Casa Maria de Magdala financeiramente, estando em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, como deve proceder?

R: Ligar para 21-2616 2233 ou 21-9955 6029 ou pelos e-mails casamariamagdala@yahoo.com.br e cmmarcia@yahoo.com.br -http://www.casamariademagdala.com.br/

21) Prezada amiga Marcia, existe algo que deixamos de perguntar, e que você gostaria de trazer ao conhecimento dos nossos amigos usuários do Francisco Rebouças – espiritista?

R: Acho que demos uma boa idéia do que é a Casa Maria de Magdala. Apenas acrescentar que somos mais de 300 tarefeiros, todos voluntários, nas mais diversas funções (já que há um leque de tarefas dentre as quais a pessoa poderá se enquadrar, de acordo com suas possibilidades e disponibilidade). São apenas 04 horas por semana para cada voluntário, em dia e horário fixos. Todos têm condições de participar, pois contamos com um plantão-treinamento para preparar o novo tarefeiro para todas as tarefas e para conhecimento das diretrizes da Casa.

22) Para finalizar esta entrevista, gostaríamos que você deixasse uma mensagem a todos os nossos amigos que estarão tomando conhecimento desse nobre trabalho desenvolvido pela Casa Maria de Magdala.

R: Mais importante que tudo é dizer que a Casa é a grande oportunidade que nós, tarefeiros do Cristo, temos de, como criaturas em grande luta íntima, no contato com a dor maior, verificar que aqui somos recebidos para o grande aprendizado no exercício de desenvolvermos em nós mesmos o Amor pelo nosso próximo. Aqui estando verificamos que, na realidade, muito mais recebemos que ajudamos, e que é extremamente gratificante participar dos trabalhos deste Portal de Esperanças.

Prezada amiga, o Francisco Rebouças - Espiritista agradece a sua gentileza em nos atender para esta conversa, e aproveitamos a oportunidade para enviar por seu intermédio, nosso sincero e fraternal abraço, a todos os amigos que se dedicam a este grandioso trabalho de amor ao próximo, pedindo a Deus, Jesus e aos Benfeitores amigos, que os guardem em Paz e Harmonia, e que cada vez mais esta obra cresça, e alcance os nobres objetivos a que se propõe.

OBS.: Por Gentileza, fornecer pequenos dados sobre a pessoa responsável pela entrevista na Casa Maria de Magdala.

Marcia Maria de Carvalho, diretora-presidente da Associação de Amigos dos Enfermos da Casa Maria de Magdala desde 1996 e à disposição para quaisquer outras informações. Obrigada e muito sucesso nesse trabalho tão importante, como veículo de divulgação da Doutrina Espírita e de atividades como as nossas, o que, com certeza, ajudará na arregimentação de novos colaboradores e tarefeiros. Que Deus os abençoe.

Francisco Rebouças
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja,...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também...

 

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

http://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 http://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...
24-04-2011 16:57

Porque somos contra o Aborto?

      Como cristãos que somos, não podemos de forma alguma compactuar com mais esse absurdo que está sendo cometido contra a sociedade da qual fazemos parte e devemos por isso mesmo ser...
24-04-2011 16:51

O Espírito de Verdade

  José Francisco Costa Rebouças Como espírita que somos, procuramos dedicar toda a atenção aos ensinamentos da nossa doutrina, com a intenção de externar nossa própria interpretação sobre os diversos temas abordados por ela, perfeitamente fundamentados nos conceitos contidos na codificação do...