O seu Blog de Espiritismo.

Johnny M. Moix

17-04-2011 22:31

 

ENTREVISTA

 
Caros amigos, o Francisco Rebouças – Espiritista tem o prazer de trazer para o conhecimento de todos que nos honram com a confiança e a audiência, a entrevista que nos foi concedida por Johnny M. Moix, dedicado trabalhador da Seara espírita na Espanha.
 
Entrevista
 
Prezado Johnny, querermos inicialmente agradecê-lo pela presteza em nos atender para esta entrevista.
 

 
FR: Johnny M. Moix, como aconteceu o seu encontro com a doutrina espírita?
 
 
R: Eu conheci a Doutrina Espírita logo depois de ter lidos muitos livros espiritualistas e orientais. Foi com um problema pessoal com minha irmã e fomos encaminhados por um amigo a uma mulher que logo depois de nos atender, nos fez entrega de O Livro dos Espíritos. A partir daí fui estudar o Pentateuco Espírita.
 

 
FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?
 

 
R: Depois de 12 anos continuo a freqüentar o Centro Espírita Manuel y Divaldo, da cidade de Réus (Tarragona – Espanha), mas temos criado uma Casa Espírita na cidade onde eu moro (Igualada) que vai começar a funcionar aos poucos.
 

 
FR: Como começou sua ligação com a referida Instituição Espírita?
 

 
R: Eu comecei num Centro Espírita da nossa cidade, o Centro onde trabalha a mulher que me deu o Livro dos Espíritos na época. Pelo meu trabalho fui transferido para uma cidade perto de Réus e lá conheci o Centro Espírita Manuel y Divaldo (CEMyD)
 

 
FR: Quais as atividades doutrinárias de sua instituição espírita?
 

 
R: Nós temos trabalhos quase a semana toda. Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, Passes, Atendimento Fraterno, mediunidades, educação infanto-juvenil, divulgação na internet e há pouco que já temos uma Editora Espírita que vai ficar online no próximo ano 2010. (www.editorasede.com)
 

 
FR: A Instituição desenvolve algum tipo de trabalho assistencial em benefício da comunidade local?
 

 
R: Sim, temos um serviço de doação de roupas e alimentos para diferentes instituições da cidade assim como para pessoas carentes. Há dois anos que temos um espaço público onde divulgamos e doamos livros espíritas grátis ao publico.
 

 
FR: Que funções você exerce na atualidade no movimento espírita espanhol?
 

 
R: Sou presidente do Centro Espírita Anoia. A nível pessoal meu trabalho é a divulgação. Nesse sentido trabalhamos nas traduções dos livros espíritas e a divulgação pela internet através de vários sites:
 
- El Portal de los Espíritas – www.espiritas.es
 
- Spirity – Sites gratuitos para Grupos Espíritas do Globo. www.spirity.com
 
- S.E.D.E – Sociedad Española de Divulgación Espírita – www.editorasede.com
 

 
FR: É bem desenvolvido e aceito o espiritismo aí em sua cidade?
 

 
R: Nossa cidade tem uns 50.000 habitantes e 3 Centros Espíritas. Espanha é católica e o Espiritismo ainda é visto como sendo diabólico e proibido pela Igreja Católica. Mas através das Palestras e atividades que desenvolvemos, o Espiritismo vai tendo o seu espaço nas atividades da cidade.
 
Será pela imagem que os espíritas temos diante da sociedade que o Espiritismo vai ganhar o espaço que merece.
 

 
FR: Como está em sua visão o movimento espírita na Espanha como um todo?
 

 
R: O Movimento Espírita na Espanha vai ganhando espaços importantes dentro da Europa, não podermos falar de multidões, pois neste ultimo congresso espírita espanhol reuniram-se umas 400 pessoas. O numero não é real, pois são muitos os espíritas que não se trasladam aos eventos anuais que a Federação Espírita Espanhola organiza.
 

 
Espanha já foi importante e trabalhadora do Espiritismo na época do Codificador mesmo com o “Auto de Fé” de Barcelona, pois ele deu maior divulgação mesmo. E organizando eventos como o Congresso Espírita Mundial no ano 1888 na Barcelona, no ano 1992 em Madri e 18 anos depois daquele Congresso Espírita Mundial, vai acontecer mais uma nova oportunidade de divulgação, conhecimento e confraternidade no 6º Congresso Espírita Mundial organizado pelo CEI no próximo ano 2010 na cidade de Valencia.
 

 
Esse Congresso vai ter grande repercussão na Espanha e na Europa. Ele vai criar um antes e um depois, pois ficando no grave momento da regeneração planetária esse Evento vai repercutir muito na divulgação e cremos que depois dele os cidadãos vão querer conhece-o mais de perto e os Centros Espíritas terão um trabalho real nos atendimentos, informações e atividades públicas ao respeito da Doutrina dos Espíritos.
 

 
FR: Qual a maior dificuldade de divulgar e praticar o espiritismo na Espanha?
 

 
R: O Movimento Espírita Espanhol vai saindo aos poucos do pouco onde mergulhou por ocasião dos 40 anos de ditadura. No século XIX o Espiritismo Espanhol era importante, tínhamos muitos Centros Espíritas, jornais, livros e atividades espíritas de grande importância.
 

 
A maior dificuldade é a ignorância dos postulados espíritas. O Espiritismo ainda está tipificado como “esotérico” quando não é tido como “sectário”.
 
 
Mas com a chegada dos livros em espanhol, dos vultos brasileiros como Divaldo Franco, Raul Teixeira, principalmente, assim como Juan A. Durante da Argentina e de muitos outros devotados irmãos espíritas nas palestras e seminários públicos e privados, a terra de Cervantes vai conhecer mais de perto o Espiritismo.
 

 
FR: Existem na Espanha muitos grupos de estudos da doutrina espírita?
 

 
R: Na atualidade há uns 50 Centros espalhados pela península e ilhas. Alguns deles são federados e outros não.
 

 
FR: O Espanhol, aceita bem e pratica os postulados de nossa doutrina, ou o movimento espírita na Espanha ainda é como em muitos outros países da Europa constituído quase que exclusivamente por brasileiros aí radicados?
 

 
R: Se bem conhecemos que muitos Centros e Casas Espíritas de vários paises da Europa são criados por brasileiros, a maioria dos Centros espíritas são criados e dirigidos por pessoal espanhol.
 

 
Temos conhecimento da participação de brasileiros neles, aportando conhecimento e experiência trazida do Brasil ao respeito da Doutrina, mas como disse Espanha já tem origem espírita, coisa que não acontece com outros países da Europa, onde devotados irmãos brasileiros são os pioneiros.
 

 
FR: Como estão os preparativos para o 6º Congresso espírita Mundial que será realizado em Valencia em outubro de 2010?
 

 
R: Pelas noticias que temos do Presidente do CEI o senhor Nestor Masotti, o Congresso fica quase pronto.
 
 
O Congresso já foi divulgado pela mídia e internet e são muitos os que já reservaram o seu espaço.
 
 
Ficamos muito felizes por ter a responsabilidade e oportunidade de sediar um evento tão importante como um Congresso Espírita Mundial.
 

 
FR: Qual a expectativa dos espanhóis para esse evento?
 

 
R: Acho que os espanhóis espíritas são conscientes da magnitude dum evento dessas características. Não temos conhecimento de problema legal nem religioso nenhum ao respeito.
 
 
Espanha é um país onde os diferentes credos têm espaço para organizar eventos.
 

 
FR: Está havendo interesse por parte dos espíritas de outros países em confirmar a participação no congresso?
 

 
R: Sim. Temos conhecimento da chegada de muitos espíritas de outros países. Eventos dessa importância movimentam muito pessoal.
 

 
FR: Em sua maneira de ver, quais os benefícios que o congresso poderá trazer para o movimento espírita da Espanha?
 

 
R: Que maior beneficio que a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências entre todos nós. A oportunidade de conhecer mais de perto a forma de trabalhar de outros irmãos e uma toma de contato que logo depois vai se manter.
 
O beneficio da oportunidade de falar em maiúscula na palavra Espiritismo onde as pessoas desconhecedoras dele vão enxergar que nós somos legais, organizados e fieis aos ensinamentos de Jesus Cristo. É uma oportunidade de apagar as duvidas sobre a imortalidade e espalhar a mensagem consoladora ao respeito da reencarnação.
 

 
FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?
 

 
R: Porque entrar no Espiritismo é fácil, mas que o Espiritismo entre dentro de nós é muito difícil. A mensagem espírita é clara, mas as interpretações fazem parte do adiantamento moral de cada criatura humana.
 

 
Então, as divergências são resultado dos interesses pessoais sem enxergar um interesse geral. Acho que ainda gostamos de adaptar a doutrina á nossa forma de pensar e não nós adaptar a ela.

 
FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?
 

 
R: O fato de compartilhar nossos conhecimentos com os espíritas de dentro e fora da Espanha, estudar e praticar os ensinamentos de Jesus sob uma ótica diferente de como eu tinha realizado até conhecer o Espiritismo.
 

 
FR: Quais são os maiores desafios a vencer?
 

 
R: Nossas próprias dificuldades. Egoísmo, Vaidade, Orgulho. Em resumo, a falta do Amor.
 

 
FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para se iniciar no conhecimento do espiritismo?
 

 
R: Eu acho que o Pentateuco Espírita é o melhor material para se iniciar. Mas acho também que os livros de Divaldo Franco, Chico Xavier e outros autores ajudam a compreender o espiritismo.
 

 
FR: O aborto continua sendo o assunto mais discutido no meio espírita brasileiro no momento, de que maneira nós espíritas podemos contribuir para evitar esse crime?
 

 
R: A través da divulgação publica. Orientando á mocidade no assunto “causa-efeito” no aborto.
 

 
FR: Como o espanhol encara esse assunto?
 

 
R: Desgraçadamente, há pouco o governo espanhol aprovou a lei do aborto livre pra as meninas de 16 anos, sem pedir permissão aos pais pra abortar. Então fica difícil por freio ao aborto.
 

 
FR: Porque nos dias de hoje, 2009 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?
 

 
R: Porque não conhece ainda a Jesus. Conhece um Jesus divulgado pela Igreja Católica muito especial assim como um Deus muito humanizado. Sabemos que nos paises mais materializados é onde menor numero de espiritualistas existem. Mas neste ano 2009 a crise atingiu muitos paises entre elos Espanha e desejamos que esse fato faça refletir aos espanhóis e paises em geral na existência de coisas mais importantes que o dinheiro e o poder, como é a importância de ter uma vida digna moralmente.
 

 
FR: Qual é em sua opinião a importância da evangelização na casa espírita?
 

 
R: É muito importante evangelizar na casa espírita e mesmo ter a casa evangelizada, porquanto já temos visto alguma casa espírita onde há coisas que nada tem a ver com o espiritismo, adaptando outras doutrinas, estudos e praticas.
 

 
É o local onde o estudo do evangelho não pode faltar.
 

 
R: Caro Johnny M. Moix lançamos anos atrás, a campanha: Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? Visando o incentivo da evangelização infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe esse trabalho de evangelização da infância e juventude na Espanha?
 

 
R: Existe sim, mas não é geral. Normalmente, nos eventos espíritas espanhóis, as crianças não tinham lugar, pois os pais não tinham onde deixar durante as palestras. Duns anos aqui, nos eventos há um espaço para eles, onde as crianças têm aulas de estudo e os pais podem participar das palestras e seminários sem se preocupar deles.
 

 
Existem dias especiais, normalmente os sábados, que as crianças tem se reunido para o estudo infanto-juvenil, mas ainda é necessário que as casas espíritas implantem o estudo infanto-juvenil.
 

 
FR: Com relação aos grupos de mocidade, como está o movimento espírita Espanhol?
 

 
R: Graças a Deus podemos ver muita mocidade participando dos eventos. Mesmo que a Espanha não tenha organizado nenhum congresso ou encontro de mocidades espíritas, temos conhecimento que Portugal já organiza anualmente encontros para eles.
 

 
Quando visitamos alguma casa espírita e vemos participando dela desde crianças á mocidade achamos que nessa casa tem feito um grande trabalho, pois são muitas as casas espíritas que a idade media são muito grandes, ultrapassando ás vezes os 60 anos. Isso vai sumir aos poucos por causa de não ter pensado na mocidade para continuar o trabalho.
 

 
FR: Qual a melhor maneira de divulgarmos com acerto os postulados espíritas?
 

 
R: Através do próprio exemplo. Através da coragem dos espíritas em se preparar para o futuro e se preparar para divulgar a doutrina dos Espíritos nos jornais e a mídia.
 

 
Divulgar sem conhecimento é erro. Para divulgar o espiritismo, ante todo, devemos tomar conhecimento e vivenciá-o.
 

 
FR: Em relação aos jovens de nossas mocidades espíritas, como devem proceder seus evangelizadores para mantê-los interessados no estudo da doutrina e em sua reforma íntima?
 

 
R: Ensinando que é através do estudo e da pratica dos postulados espíritas que as vidas deles virarão para melhor. Que eles próprios vejam que se pode ser jovem, jovial, feliz, amigo dos amigos, participarem de eventos com os amigos, mas razoando sempre os atos praticados sob a óptica espírita.
 

 
Não se é mais homem por beber e fumar mas por pensar e atuar como homem de bem. Cuidando o corpo e a alma. Amando e respeitando o corpo e o próximo.
 

 
FR: Você acompanha o movimento espírita no Brasil?
 

 
R: Venho sim, através de boletins, internet e amigos que compartilham comigo as novidades no Brasil.
 

 
FR: Como você analisa o trabalho legado à humanidade por Allan Kardec ?
 

 
R: O nosso Codificador fez um trabalho tão importante, que ninguém pode rebater sem cair no erro da prepotência. 150 anos depois do nascimento dos livros eles são atuais, nenhuma vírgula, nenhum ponto fica antiquado.
 

 
Com o tempo, o nascimento de espíritos mais elevados que terão destaque nos paises, os livros espíritas vão ter o seu espaço nas escolas.
 

 
Vejo o trabalho legado pelos espíritos e codificado por Allan Kardec como sendo o Consolador prometido por Jesus.
 

 
FR: Você tem uma explicação dos motivos pelos quais o espiritismo desperta tão pouco interesse para o estudo e tão grande interesse pelos fenômenos?
 

 
R: A criatura humana deseja fatos mesmo que não conheça a origem. Creio que a causa radica na ruim informação que eles têm sobre o Espiritismo, pois crêem que Espiritismo só é fenômeno.
 
 
Muitas pessoas batem as portas da nossa casa espírita pedindo para ser médium. Quando são informadas que para o desenvolvimento da mediunidade é preciso um estudo acurado que só o Espiritismo pode dar, eles não gostam, pois acreditam que a mediunidade é dom e não oportunidade para progredir.
 

 
FR: Quais são seus projetos para o futuro?
 

 
R: Poder continuar a trabalhar para a Doutrina e o meu aperfeiçoamento pessoal para melhor e estudar melhor o belo idioma português para logo depois ter a oportunidade de plasmar com maior veracidade os meus pensamentos.
 

 
FR: Johnny M. Moix, sobre o que, ou sobre quem você gostaria de ter respondido e que não te perguntamos?
 

 
R: Acho que o questionário foi ótimo.
 

 
FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da doutrina espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.
 

 
R: É através de pessoas como você que o Espiritismo pode espalhar pelo planeta. Ás vezes não é preciso sair pela televisão. Simplesmente um pequeno texto num site faz tão grande trabalho!
 

 
FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do nosso Blog Espírita.
 

 
R: Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo. Nossos votos de muita Paz.
 

 
A vida traz oportunidades de crescimento no dia-a-dia. Enquanto o Planeta ainda está dividido por barreiras morais como as raças e fronteiras, nós os espíritas temos uma grande oportunidade de compreender que neste planeta só há uma raça, a raça humana e só a fronteira de não interferir no desenvolvimento espiritual da criatura.
 
 
Entretanto, continuemos a trabalhar e divulgar, sempre na medida das nossas possibilidades. Sem nos importar se fomos humilhados, postos em duvida por os materialistas ou cientistas e mesmo por outras pessoas chamadas de espíritas, sempre que quem norteie nossa vida seja Jesus e a Doutrina Espírita.
 
 
Agradeço ao povo brasileiro a grande oportunidade que deu á Espanha com tão grande material espírita. Pois todos nós ainda estamos necessitados de ensinos.
 
 
Agradecer a Francisco Rebouças a oportunidade de escrever estas letras e pedir a Deus que nos abençoe sempre.
 

 
FR: Agradecemos a Johnny M. Moix, pela gentileza em atender o Francisco Rebouças - Espiritista, e rogamos ao Mestre de Nazaré que o guarde em sua paz, hoje e sempre.
 

 
Francisco Rebouças.

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

18-09-2010 20:41

O notável codificador Allan Kardec

O nome do codificador da doutrina dos espíritos Allan Kardec, representa um verdadeiro marco de um tempo novo, sinônimo de roteiro de luz e de...
18-09-2010 20:23

Oito anos sem Chico!

  Caros amigos, o dia de hoje nos trás a recordação daquela noite de 30 de junho de 2002, quando a televisão abria espaço em sua programação e...
18-09-2010 20:21

AFLITO, MAS, PACIENTE E OPEROSO

   Querido irmão e amigo, enfrentas dificuldades para solucionar problemas intrincados? Não esmoreces, trabalha com disposição e mantém tua...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os primeiros dias do aparecimento da filosofia cristã na terra, vivemos em constante disputa por mostrar a nossa condição de seguidores de Jesus, lançando...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” – Paulo. (Colossenses, 3:13.)    É impossível qualquer ação de conjunto, sem base...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...