O seu Blog de Espiritismo.

Claudia Werdine

17-04-2011 22:14

 

ENTREVISTA

 
O PORTAL DO ESPIRITISMO E O FRANCISCO REBOUÇAS - ESPIRITISTA, APRESENTAM A ENTREVISTA QUE NOS FOI CONCEDIDA POR CLAUDIA WERDINE COM EXCLUSIVIDADE.

Entrevista:

FR : CLAUDIA WERDINE, como aconteceu o seu encontro com a Doutrina Espírita?

R: Sempre fui simpatizante do Espiritismo, pois meu irmão era orador de uma instituição espírita chamada Grupo Redenção, localizada no Rio de Janeiro e eu gostava muito de ouvir suas palestras. Mas eu não tinha nenhum compromisso com a Doutrina. Em 1986, conheci Humberto, meu marido, que viria a ser o grande responsável pelo meu ingresso definitivo no Espiritismo, já que ele era trabalhador ativo em Angra dos Reis, do Grupo Espírita Dr. Bezerra de Menezes, que funcionava num Centro Ecumênico e que mais tarde se transformaria na Fundação Espírita Dr. Bezerra de Menezes – FEBEME, onde trabalhamos até transferirmos para Viena.

 
FR: Qual a casa espírita que você freqüenta hoje?

R: Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec – VAK

FR: Como e porque aconteceu sua ida para a Áustria?

 
R: Minha família mudou-se para Viena em 2001, pois meu marido foi convidado para trabalhar na Agência Internacional de Energia Atômica – ONU. No início tivemos algumas dificuldades de adaptação, pois o Espiritismo ainda é um assunto difícil de ser abordado aqui na Áustria.

FR: Que funções você exerce na atualidade no movimento espírita?

R: No momento sou vice-coordenadora do Departamento Infanto-Juvenil – Coordenadoria Europa, ou seja, DIJ Europa, órgão criado pelo Conselho Espírita Internacional em setembro de 2006, na Holanda.

FR: Como começou sua ligação com a Casa Espírita a que você freqüenta na atualidade aí em Viena?

R: Meu marido conheceu a Sociedade de Estudos Espíritas Allan Kardec – VAK há muitos anos atrás, quando esteve em Viena por razões profissionais e todas as vezes que aqui retornava, visitava os amigos espíritas. Por isso, quando mudamos para cá, já conhecíamos a Casa Espírita, bem como seus trabalhadores.

FR: Como está o movimento espírita nem Viena, e na Áustria como um todo?

R: Atualmente existem dois Grupos Espíritas em atividade na Áustria: Sociedade para Estudos Espiritas Allan Kardec - VAK em Viena e o Grupo de Estudos Espíritas Allan Kardec - GEEAK em Voralberg, ambos com o propósito de disseminar os conceitos Espíritas.
Mas... há registros de que as semente do Espiritismo já haviam sido plantadas na Áustria na época de Kardec, pois se tem notícia, através de relatos feitos na Revista Espírita, da troca de correspondência entre o Codificador e o senhor Delhez, conhecido tradutor de O Livro dos Espiritos e outras obras da Codificação para o idioma alemão.
No entanto, no Império Austro – Húngaro, a área de abrangência era muito maior do que a Áustria dos dias de hoje, por isso a dificuldade em encontrar mais relatos sobre o assunto, considerando que a área de pesquisa envolve a República Tcheca e Eslováquia, principalmente a região da Boemia, além da Hungria. O que se sabe é que nestas regiões existiram grupos espíritas até o início da segunda Guerra mundial.

FR: Em que outros países da Europa o Espiritismo está sendo divulgado com boa aceitação?

R: O Espiritismo na Europa, de uma maneira geral, vem atravessando uma excelente fase de aceitação de seus conceitos. Já atravessamos fases muito difíceis, onde os espíritas eram considerados bruxos. Em alguns países esta denominação ainda persiste.
Esta mudança de mentalidade representa um grande mérito para os amigos espíritas que residem nos inúmeros países da Europa, pois são trabalhadores dedicados e amorosos a esta Doutrina Consoladora.

FR: Qual a maior dificuldade de praticar o Espiritismo fora do Brasil?

R: Eu diria que a maior dificuldade não seria de praticar o Espiritismo, pois, isso fazemos através do nosso exemplo de conduta, em qualquer lugar que estejamos... mas, uma das maiores dificuldades para divulgar o Espiritismo fora Brasil seria a falta de material traduzido aos diversos idiomas.
Em alguns países esta grande dificuldade vem sendo vencida gradativamente, pois já existem várias obras da Codificação traduzida.

FR: Existem muitas divergências em termos de interpretação da mensagem espírita, em sua opinião porque isso ocorre se os ensinamentos espíritas são tão claros?

R: Para mim estas divergências ocorrem pela falta do estudo correto e sério das Obras Básicas da Codificação, por parte de todos.
Como não estudam, apenas dão uma pequena lida de vez em quando, acham que já sabem tudo a respeito da Doutrina e saem espalhando por aí o que acham, o que pensam... e não o que estudaram.

FR: Existem muitos grupos de estudos da Doutrina Espírita na Áustria?

R: Existem somente dois grupos, conforme citados na pergunta 06.

FR: Sabemos do seu entusiasmo e empenho pela divulgação da doutrina espírita, e por isso te perguntamos: você está satisfeita com a aceitação da mensagem espírita pelo Austríaco, ou ainda falta muito para o espiritismo se estabelecer por aí de forma definitiva?

R: Meu entusiasmo e empenho pela divulgação da Doutrina Espírita se deve ao fato de que, através dos ensinamentos contidos no Espiritismo, podemos acessar a chave que nos abrirá as portas de felicidade. Para mim, isto é uma verdade absoluta e utilizo toda a minha vida diária para divulgar isso, seja através do trabalho na Casa Espírita, seja nos seminários que realizo na Europa sobre evangelização infantil, seja nas minhas atitudes diárias... Gostaria que todos tivessem acesso a esta chave, pois assim diminuiria consideravelmente a miséria, as guerras, as depressões, os suicídios... e, assim, teríamos um mundo mais feliz.
Particularmente me sinto muito feliz e satisfeita com a aceitação da mensagem espírita por toda Europa, já que tenho viajado bastante divulgando a evangelização infantil. Mas... precisamos trabalhar ainda mais e mais para que o Espiritismo cresça forte e saudável. Temos um longo caminho pela frente que, com certeza, com dedicação, amor e responsabilidade, conseguiremos trilhar.

FR: Quais foram as maiores conquistas de sua dedicação ao movimento espírita?

R: Costumo creditar minhas conquistas a Espiritualidade Superior, pois me considero apenas uma intermediária, uma ferramenta enferrujada, mas repleta de boa vontade e amor.
Como sou apaixonada pela evangelização infantil e trabalho nesta área, há mais de 20 anos, penso que o ano de 2007 foi o mais significativo para mim, pois consegui atingir quase todos os objetivos de trabalho que me propus a realizar.
Meu desafio tem sido levar a evangelização infantil aos países europeus que possuem grupos espíritas. Realizo seminários de sensibilização e divulgação da evangelização, visando despertar dirigentes, pais, trabalhadores... para a importância e emergência desta tarefa para a construção de um mundo melhor.
Tenho viajado muito, mas minha recompensa tem sido verificar que a evangelização infantil está conquistando seu espaço na Europa e que muitos grupos estão implementando a atividade.

FR: Quais são os maiores desafios a conquistar?

R: Meu maior desafio e, também, meu maior desejo, é ver todos os grupos espíritas europeus com atividades de evangelização infantil, único meio de transformarmos esta sociedade enferma e viciada.

FR: O que você diria a quem lhe pedisse orientação de obras para iniciar no conhecimento do Espiritismo?

R: Sem dúvida alguma eu recomendaria que a pessoa iniciasse o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, pois somente estaremos aptos para lermos as obras complementares, após o estudo das Obras da Codificação.

FR: O aborto no Brasil graças a Deus foi rejeitado após desgastante processo de discussões e protestos de nossa sociedade, como você essa vitória da vida sobre a morte em nosso país e como o Austríaco encara esse assunto?

R: Nossas vidas nos foram dadas por Deus como grande oportunidade de crescimento e somente Ele poderá decidir o momento adequado e oportuno para regressarmos a Espiritualidade.
Infelizmente o aborto é permitido na Áustria.

FR: Porque nos dias de hoje, 2008 anos após Jesus nos trazer suas mensagens de amor e respeito ao próximo, o ser humano ainda não pratica seus ensinamentos?

R: Penso que esta pergunta é muito pessoal, pois não podemos generalizar o comportamento das pessoas, já que existem inúmeras exceções. Apesar de verificarmos que ainda o mal existe, também temos tido oportunidade de verificar que o bem vem avançando. O que existe na realidade, para mim, é que as pessoas dão mais valor as coisas negativas do que as positivas, ou seja, estão sempre valorizando mais os erros e desajuste do próximo do que as virtudes. É impressionante como as pessoas buscam os jornais, revistas... visando somente saber as notícias chocantes e violentas. Poderiam utilizar este mesmo tempo para lerem livros edificantes e instrutivos...

FR: Quais seus projetos para o futuro?

R: Este ano estou empenhada na realização do I Encontro da Criança Espírita que ocorrerá em outubro na Holanda e em dezembro, na Espanha. Este evento será realizado simultâneo ao VII Encontro Nacional Holandês e ao Congresso Nacional Espanhol.
Estou muito animada com a realização destes eventos, pois sei que representarão uma alavanca para a evangelização nestes países, bem como na Europa.
Também este ano terei a grande oportunidade de levar a evangelização infantil para a França. Realizarei uma conferência sobre o tema no Simpósio Nacional Francês que ocorrerá em setembro, na cidade de Nantes. Estou muito ansiosa por esta conferência, pois divulgar a evangelização na França faz parte de um importante objetivo traçado por mim. Percorri um caminho de grandes dificuldades para conseguir esta oportunidade na França e sei que esta conferência também representará um marco para a evangelização na Europa. Torçam por mim!!!! hehehehe

FR: Claudia Werdine, o Portal do Espiritismo, lançou há algum tempo atrás a campanha Onde estão as crianças filhas de pais espíritas? Vamos evangelizar os "pequeninos"? que visa o incentivo da evangelização infantil no Estado do Rio de Janeiro, e, temos recebido muitas informações do Brasil todo de que muitas casas espíritas que não tinham esse trabalho começaram a partir de nosso incentivo. Existe esse trabalho de evangelização da infância e juventude na Áustria?

R: Achei esta iniciativa do Portal do Espiritismo fantástica e, mais uma vez, os parabenizo por isto.
Eu, particularmente, acho um absurdo, pais espíritas não trazerem seus filhos para a evangelização. Fico pensando... se eles acham que o Espiritismo é bom para eles, então porque também não é bom para seus filhos????
Muitos esquecem que, o Centro Espírita é uma escola de almas e é imperioso se reconheça na evangelização das almas tarefa da mais alta expressão na atualidade da Doutrina Espírita. Alma, na definição encontrada em “O Livro dos Espíritos”, é o Espírito encarnado. Não há referência quanto à idade física. Do berço ao túmulo, todos somos espíritos reencarnados. Há, entretanto, ainda em “O Livro dos Espíritos”, evidente preocupação de Allan Kardec e dos Espíritos Superiores em sublinhar a importância do período infantil no estágio reencarnatório, e a função da educação para renovação moral da Humanidade, que enfeixa encarnados e desencarnados.
Dr. Bezerra de Menezes nos disse:
“Criança que se evangeliza – adulto que levanta no rumo da felicidade porvindoura.”
Precisamos sim realizar campanhas para despertar todos os pais, espíritas ou não, para a importância da evangelização infantil.

FR: Prezada Claudia, fale-nos do DIJ Europa, como surgiu como está?

R: O Departamento de Infância e Juventude – DIJ Europa surgiu em setembro de 2006, na Holanda, em decorrência da 9ª. Reunião do Conselho Espírita Internacional, Coordenadoria Europa. Sou vice-coordenadora deste departamento, que ainda está em fase de estruturação.

FR: Claudia Werdine, o que você gostaria de ter respondido e que não te perguntamos?

R: Penso que vcs foram muito felizes no planejamento das perguntas e que respondi tudo o que eu gostaria de falar para vcs.

FR: Estaremos sempre à disposição para colaborar na divulgação do que for necessário em prol do crescimento da Doutrina Espírita, fique à vontade para nos contatar sempre que desejar.

R: Agradeço imensamente a oportunidade de estar com vcs do Portal do Espiritismo. Foi um grande prazer e uma grande alegria poder transmitir um pouquinho das minhas experiências aqui na Europa.
Aproveito a oportunidade para também me colocar a disposição de todos. Podem me contatar através do e-mail claudiawerdine@gmail.com

FR: Para encerrar, gostaríamos que você deixasse registrada sua mensagem a toda família espírita brasileira, através do Portal do Espiritismo e do Espiritista.

R: Para finalizar, gostaria de deixar a mensagem abaixo para a reflexão de todos:

O homem será o que da sua infância se faça.
A criança incompreendida, resulta no jovem revoltado e este assume a posição de homem traumatizado, violento.
A criança desdenhada, ressurge no adolescente inseguro que modela a personalidade do adulto infeliz.
A criança é sementeira que aguarda, o jovem é campo fecundado, o adulto é seara em produção.
Conforme a qualidade da semente, teremos a colheita.

FR: Agradecemos a Claudia Werdine, pela gentileza em atender o Portal do Espiritismo e o Espiritista, e rogamos ao Mestre de Nazaré que a guarde em sua paz, hoje e sempre.

Francisco Rebouças.
 

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

18-09-2010 20:41

O notável codificador Allan Kardec

O nome do codificador da doutrina dos espíritos Allan Kardec, representa um verdadeiro marco de um tempo novo, sinônimo de roteiro de luz e de...
18-09-2010 20:23

Oito anos sem Chico!

  Caros amigos, o dia de hoje nos trás a recordação daquela noite de 30 de junho de 2002, quando a televisão abria espaço em sua programação e...
18-09-2010 20:21

AFLITO, MAS, PACIENTE E OPEROSO

   Querido irmão e amigo, enfrentas dificuldades para solucionar problemas intrincados? Não esmoreces, trabalha com disposição e mantém tua...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os primeiros dias do aparecimento da filosofia cristã na terra, vivemos em constante disputa por mostrar a nossa condição de seguidores de Jesus, lançando...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” – Paulo. (Colossenses, 3:13.)    É impossível qualquer ação de conjunto, sem base...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...