O seu Blog de Espiritismo.

Chico Xavier e a Doutrina Espírita

24-04-2011 16:26

 

Graças ao seu devotamento e sua fidelidade aos princípios espíritas, contidos em sua respeitável e confiável obra, o extraordinário médium mineiro foi um dos grandes responsáveis pela solidificação da doutrina espírita no Brasil e no mundo inteiro.

 

Ninguém melhor ilustrou a obra de Allan Kardec, o codificador da doutrina espírita, do que o saudoso Chico Xavier.

Quem quer que se disponha a estudar e analisar o espiritismo em nossos tempos não pode dispensar sob nenhum pretexto a notável obra do médium mineiro.

 

Não que Chico Xavier tenha vindo completar a obra de Kardec, e sim, por que ele veio ajudar a melhor compreensão dessa nova e gigantesca filosofia doutrinária, nas explicações contidas nos diversos livros psicografados pelo médium brasileiro, onde tudo está em consonância com o que o pedagogo francês já expusera.

 

Chico, nos trabalhos que elaborou e edificou, oferece a quem desejar se utilizar, um conjunto de obras que abordam em sua essência o grave tema; a continuidade da vida que segue para além da morte e as conseqüências desse viver nos dois planos da vida, em que o indivíduo deveria se preocupar em adquirir e valorizar suas conquistas especialmente as morais, visto ter necessidade de viver de acordo com as Sábias e Divinas Leis de Deus, observando seus parâmetros harmoniosos se pretende crescer em valores espirituais.

 

Suas obras altamente instrutivas, mostram-nos de maneira clara e simples as influências que os espíritos exercem em nossas vidas, interferindo em todos os momentos do nosso dia-a-dia, e esclarecem diversas situações lançando novas luzes de compreensão sobre os estados mentais de indivíduos que considerados por todos como loucos, podem estar simplesmente sofrendo de interferências espirituais que, uma vez afastadas, proporcionam a esses pacientes retornarem ao equilíbrio mental de uma pessoa considerada como normal perante nossa sociedade.

 

Confirmam a promessa de Jesus, de nos enviar outro consolador que, enfim, chegou através do Espiritismo Codificado por Kardec e seguido à risca por Chico, explicando o antes inexplicável e acabando de uma vez por todas com a idéia errada do maravilhoso, do sobrenatural, tirando o véu que escondia a verdadeira explicação dos fenômenos não compreendidos pela maioria esmagadora das criaturas humanas, mostrando que Deus é infinitamente justo e bom, e sendo assim, vivemos exatamente as conseqüências de nossos atos, tendo sempre a oportunidade de melhorar, refazer nossas vidas, se desejarmos, a partir de agora.

 

Dentre os mais de 412 livros publicados pelo médium mineiro, a série André Luiz, se destaca trazendo-nos ensinamentos valiosos do mundo espiritual, para nosso aprimoramento nas tarefas da mediunidade onde aprendemos a interpretar o trabalho prático que o espiritismo nos faculta para o nosso aprimoramento e para o socorro aos necessitados dos dois planos da vida do espírito imortal; contendo inúmeros exemplos claros da vida do espírito desencarnado, com explicações de inestimável valor, de forma a nos orientar para a maneira mais adequada de usufruir as beneces da mediunidade em favor da criatura necessitada, narrando variadas situações de espíritos em estado de dificuldade e sofrimento, mostrando-nos situações que são comuns no plano espiritual, para que estudemos com afinco a fim de que possamos por nossa vez, servir de instrumento útil aos benfeitores da Seara do Mestre no trabalho do bem.

 

As obras de André Luiz, trazidas a lume através desse abnegado servidor do Consolador Prometido, contêm ensinamentos revolucionários para a assistência social, hoje empregada nas várias instituições espíritas constituídas a partir das idéias expostas por Chico. Em seus livros, o autor chama a atenção para a interdependência entre os estados, mental e físico do ser humano e o ambiente ao seu redor.

 

Através das instruções trazidas ao nosso conhecimento pelo trabalho inigualável de estudo e pesquisa realizado no plano espiritual por André Luiz, as atividades desenvolvidas nas casas e instituições espíritas, tomaram um novo rumo, visando incentivar a reforma interior da pessoa e, a partir de seu reajuste, transformá-la de assistido em assistente, num trabalho cujas fronteiras são cada dia mais ampliadas.

 

São esses mesmos conceitos que devemos aplicar nos trabalhos levados a efeito nas penitenciárias, nas casas de saúde dedicadas a problemas mentais, nos centros de atendimento a drogados e nos hospitais especializados em distúrbios da mente, visando utilizar também os recursos do tratamento espiritual, preces, passes, água fluidificada etc., como forma eficiente e eficaz na melhora ou mesmo até na cura do paciente.

 

É, porém, no âmbito científico onde o trabalho de Chico revela maior pioneirismo, pois muitas das proposições descritas por André Luiz encaixam-se em modernas teorias da biologia e da física, enquanto certas idéias sobre a matéria, o espaço e o tempo ainda escapam à compreensão integral dos especialistas como por exemplo, na obras Evolução em Dois Mundos e Mecanismos da Mediunidade, onde encontramos diversos aspectos, dos mais importantes em termos de conhecimento e, que ainda estamos distantes da verdadeira compreensão de todos os seus fundamentos.

 

Mas, em toda a série, desfrutamos de um vasto e confiável material de pesquisa e estudo sério para quantos se dispuserem de boa vontade a aprender a servir e trabalhar, pois nela encontraremos, tantos outros temas e conceitos como o do universo holográfico (cada elemento contém em si mesmo as informações do todo), o da divisibilidade das partículas atômicas e o da origem luminosa da matéria, etc.

 

Não foi por outro motivo que no Brasil, a obra de Allan Kardec, maior rumo tomou, espalhando em todo o seu território as sementes dessa nova doutrina que germinou e hoje graças ao adubo fornecido pela mediunidade de Chico, com sua dedicação, dignidade e amor por seus semelhantes, fez com que nosso Brasil se tornasse a pátria do Evangelho.


Que nós agora sem sua presença física, mas de posse desse tesouro de valor inestimável, que ele nos deixou, possamos atender a um pedido seu feito a todos nós espíritas de verdade, para que defendêssemos o Espiritismo com todas as nossas forças e possibilidades, não com uso da força, ou de argumentos e palavras rebuscadas pronunciadas da boca para fora, tentando nos fazer passar por conhecedores da doutrina, mas sim, nosso exemplo de bom cristão, que já entendeu que o reino de Deus não se faz de aparências exteriores, e sim, com nosso procedimento que justifique nossa condição de Espíritas verdadeiros.

 

Que Deus nos ajude a manter os corações alegres e unidos hoje e sempre no firme propósito de amar e servir cada vez mais e melhor.


Francisco Rebouças

Procurar no site

Contatos

Francisco Rebouças

O Verdadeiro Passe Espírita

Palestra Cristiane Parmiter na U.M.E.N.

www.youtube.com/watch?v=3bE3wVzwoxc

Matéria sobre a simples imposição das mãos não convence!

    Simples Imposição das Mãos, porquê?   Caros amigos, volta e meia somos surpreendidos com matérias contendo argumentos de...

O verdadeiro Passe Espírita - R.E.

  Na Cura pelo passe, o Médium passista tem um papel fundamental, não pode ser apenas um mero robô de mãos estendidas como se nada dependesse...

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que...

 

Palestra Espírita

www.youtube.com/watch?v=wZlpIbVaDvE

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

OMS: Suicídio já mata mais jovens que o HIV em todo o mundo

"As pessoas simplesmente pensam que é um crime ter pensamentos suicidas. Não deveria ser...

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

Francisco Rebouças no Programa " ESPIRITISMO FOCO"

https://www.espiritismoemfoco.com.br/2011/08/programa-dia-29082011-tema-o-bem-e-o.html 

Nossa entrevista para a revista O Consolador!

 https://www.oconsolador.com.br/ano2/70/entrevista.html

Artigos

05-06-2020 18:21

Precisamos ser fraternos!

  “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros...” – Jesus. (João, 13:35.) ¹  Desde os primeiros dias do aparecimento da filosofia cristã na terra, vivemos em constante disputa por mostrar a nossa condição de seguidores de Jesus, lançando...
16-03-2018 15:10

Aprendamos com Jesus

  “Suportando-vos  uns  aos  outros  e  perdoando-vos  uns aos outros, se algum tiver queixa; assim como o Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.” – Paulo. (Colossenses, 3:13.)    É impossível qualquer ação de conjunto, sem base...
26-04-2017 19:03

“Somos servidores do Cristo”

“E, achando-o, lhe disseram: Todos te buscam”. (MARCOS, 1: 37.)   Deus nos impôs o processo reencarnatório, como sublime oportunidade para que trabalhemos pelo nosso progresso e aperfeiçoamento intelectual, moral e espiritual, desenvolvendo as duas asas que nos proporcionarão perfeito...
06-07-2016 22:23

A Celeste indulgência

Porque também nós éramos, outrora, insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias paixões e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos...
06-07-2016 12:30

A CARIDADE DA TRANSFORMAÇÃO

  Importante não esquecer o valor da beneficência que ampara o enfermo, alimenta o faminto e esclarece o equivocado; da mesma forma, é também imprescindível não esquecer que precisamos empregar todos os esforços possíveis para alavancar o nosso aprimoramento próprio em todos os sentidos....
20-08-2015 17:17

ACIMA

Emmanuel ...“Ninguém que,tendo posto a mão no arado, olha para trás, éapto para o Reinode Deus.” Jesus (Lucas, 9:62).   A  fim  de  que  nos  promovamos  à  condição  de  obreiros  mais  eficientes,  na  Seara...
03-08-2015 22:32

A REFORMA PEDE URGÊNCIA

  “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”. - Paulo. I - CORINTIOS 12:4. ¹ Quando o Positivismo alcançava absurdos índices de negação, com Auguste Comte., e o Catolicismo pregava as extravagâncias da afirmativa, com Pio IX que proclamava a infalibilidade papal, os...
11-05-2011 12:20

Estudar, para divulgar com acerto!

  O verdadeiro alerta de Emmanuel, sobre a caridade com a doutrina Espírita!   Freqüentemente ouvimos de variados companheiros do movimento espírita, de diversas regiões do país, a frase que flui de forma automática de seus lábios, pela qual o conhecido espírito Emmanuel, teria afirmado...
01-05-2011 15:00

Este é o Momento

  Este é o melhor momento, para você começar a sua tão sonhada renovação.   Se a tristeza te quer dominar os sentimentos, reage e medita no benefício que a alegria pode te proporcionar ao corpo e ao Espírito Imortal que procede do Amor Divino que a tudo e a todos envolve.   Se a...
29-04-2011 09:05

Espiritismo, fonte de Luz

"Se Deus é por nós, quem será contra nós...".  Romanos, 8/31. É preciso se esteja atento para a correta compreensão das finalidades da doutrina espírita; como Consolador Prometido inicialmente consola; e consola esclarecendo. Em seguida, esclarece; e o faz consolando.   Por essa razão,...